Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

25/08/2011 - Cultura
Encontro das Nações encanta o público
Um grande público prestigiou a abertura do evento promovido pela Fundação Franklin Cascaes, e que prossegue até dia 27 de agosto mostrando tradições populares de vários estados do Brasil

foto/divulgação:

Grupo "Os Caipiras da Rádio Farol" trouxe o clima das festas juninas

A primeira noite de apresentações no palco do 11º Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons encantou o público que foi ao Largo da Alfândega conhecer um pouco da diversidade cultural do país. Abrindo a programação, o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, falou sobre a importância da integração dos povos. “Quanto maior nossa capacidade de aceitar as diferenças e respeitar as etnias que integram o país, teremos um ambiente mais fraterno e com maior justiça social”, disse.

 

Após a execução do hino nacional e do hino de Florianópolis pelo harpista Osmar Quiñonez, subiu ao palco a Tuna de Medicina do Porto (PT), formada por universitários que têm em comum a paixão pelas artes e, em especial, pela música. O grupo apresentou canções tradicionais portuguesas, dançou com pessoas da plateia, e encerrou com uma homenagem ao Brasil, sendo muito aplaudido pelo público.

 

Na sequência, “Os Caipiras da Rádio Farol”, de Porto Velho (RO), levaram ao palco a alegria e a irreverência das quadrilhas juninas. Nove vezes campeão do Arraial Flor de Maracujá, maior torneio de quadrilhas da região norte do Brasil, o grupo trouxe para Florianópolis o tema “Gira Mundo”, homenageando etnias  dos cinco continentes e que venceu diversas competições no estado este ano, além de ter sido destaque em um festival na Itália.

 

Festa vermelha e branca

 

Última atração da noite de abertura, o Boi Bumbá Garantido fez o público dançar e cantar no embalo das toadas, mostrando porque mereceu o título de campeão do Festival Folclórico de Parintins de 2011. O grupo se apresentou com os principais itens que são julgados na competição oficial, mostrando figurinos que chamaram a atenção pelas cores e riqueza dos adereços. O carisma dos componentes conquistou a simpatia do público pelo boi vermelho e branco, que no final da festa recebeu uma homenagem surpresa feita pela escola de samba Copa Lord, encerrando as apresentações no palco.

 

Promovido pela Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, o Encontro das Nações 2011 prossegue até 27 de agosto, no Largo da Alfândega, reunindo danças e tradições populares de dez estados brasileiros, totalizando 56 atividades culturais gratuitas oferecidas ao público. O evento conta com o patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Funcultural. Tem ainda o apoio do Sesc, Tractebel Energia e Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais (SMTMT).

 

Serviço:

 

O Quê: 11° Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons

 

Quando: até 27 de agosto – a partir das 11h (atrações no palco)

                Palestras e oficinas – a partir das 9h

 

Onde: Largo da Alfândega – Centro

          

Quanto: gratuito

 

Informações: Site da Fundação Franklin Cascaes

                         http://portal.pmf.sc.gov.br/franklincascaes           

                         (48) 3324-1415


galeria de imagens