Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/07/2019 - Cultura
lançamento do Mural Cisne Negro, em homenagem a Cruz e Sousa, será nesta quinta-feira (11)
Obra de 900 metros quadrados assinada pelo artista Rodrigo Rizo é parte do projeto Street Art Tour

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Cruz e Sousa

O lançamento do Mural Cisne Negro, obra do projeto Street Art Tour assinada pelo artista Rodrigo Rizo, será na próxima quinta-feira, dia 11, no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, Centro da Capital. O evento terá participação do ator João Batista Costa, o JB, com performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa (1861 – 1898), ícone da literatura catarinense e precursor da poesia simbolista no Brasil. A cerimônia terá ainda a presença de autoridades do município e do Estado, entre elas o prefeito Gean Loureiro.
O mural de 900 metros quadrados começou a ser feito no começo de junho no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros. A pintura é parte do Street Art Tour, projeto que está movimentando a cena de arte urbana na Capital. Toda em preta e branca, a obra representa visualmente características marcantes na obra do poeta.
Street Art Tour: app oferece tour guiado pelas obras de arte urbana da cidade
Dentro do projeto Street Art Tour se está desenvolvendo um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade. Dentro da plataforma do Street Art Tour (aplicativo disponível para iOS e Android), inclusive, é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões: um deles é o mural  assinado pelo artista Thiago Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro. Outra grande obra é o mural Leão da Terra, pintado por Rizo em paredão ao lado do edifício Ceisa Center, na avenida Osmar Cunha.
A pintura de Cruz e Sousa é também parte de uma segunda etapa do projeto, idealizado pelo artista Rodrigo Rizo e pelos produtores Marina Tavares e Arturo Valle Junior, do Studio de Ideias. Além de registro e catalogação em plataforma digital (aplicativo e site) de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.
O Street Art Tour é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Prefeitura da capital através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto tem o apoio cultural da Floripa Airport e do Corporate Park. Apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. A coordenação geral é do Studio de Ideias.
 
Serviço
O quê: Lançamento do Mural Cisne Negro, obra do projeto Street Art Tour
Quando: Quinta-feira, 11/7, das 18h às 20h
Onde: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, Centro, Florianópolis)
Quanto: Gratuito

 


galeria de imagens