Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

24/01/2020 - Cultura
Obras de 2 artistas estão em exposição no Mural da Cultura
Os artistas Lucas Passold e Onildo Borba expõem suas produções no Mural, que iniciou no dia 10 de janeiro de 2020

foto/divulgação: divulgação

Onildo Borba_Cais Fpolis

No dia 10 de janeiro estarão disponíveis ao público as exposições dos artistas Lucas Passold e Onildo Borba no Mural da Cultura, localizado na Ala Norte do Mercado Público. A visitação  ocorre até 31 de março/2020.

 O espaço expositivo foi inaugurado em agosto de 2015 e, desde então, integra o programa de difusão artística da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude realizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A iniciativa visa à criação de novos espaços de divulgação das artes, proporcionando ao público diferentes formas de apreciação estética e valorização da produção local. As obras são expostas em painéis, que apresentam periodicamente o trabalho de artistas da cidade.  

 

Em 2019, foi lançado um edital para selecionar as propostas de exposições que compõe o calendário até o primeiro semestre de 2020. Ao todo foram selecionados 8 propostas de artistas diferentes, dois deles integram cada mostra. 

 Transculturalidade em paisagem, por Lucas Passold

Este trabalho tem o intuito de ser uma pesquisa transcultural - aquela realizada em diferentes culturas sobre um mesmo tema, no sentido de identificar as semelhanças e diferenças - tendo como objeto o Mercado Público de Florianópolis. 

Enquanto se pode assumir que estamos “globalizando” e, fazendo isto, uniformizando cada vez mais, o conceito de transculturalidade questiona essa linha de pensamento. Ele busca articular a constituição cultural atual, caracterizada pelo entrelaçamento, com a capacidade de vincular e passar por transição, evitando a ameaça de homogeneização e uniformização. 

O que aconteceria com nossos espaços físicos e quais são as consequências da mistura cultural em nossas paisagens? A tendência para a transculturalidade pode não significar que nossa formação cultural está se tornando a mesma em todo o mundo. Pelo contrário, os processos de globalização e de transcultural podem implicar uma grande variedade de diferenciação. Assim, questiona-se qual é o nosso papel em conduzir nossa diversidade cultural em nossa cidade e até onde o ambiente que vemos e vivemos nos representa. 

A obra exposta no Mural da Cultura, Piscina Pública, integra a exposição homônima que está ocorrendo na Galeria do Mercado Público - Sala José Cipriano da Silva.

 


Lucas Passold é natural de Curitiba e atua como Arquiteto e Urbanista. Começou a explorar o campo das artes no momento em que se aproximou da arquitetura, durante a universidade. Praticando inicialmente com croquis e desenhos em nanquim, tomou gosto pelo lado artístico da profissão e recebeu seu primeiro prêmio com a escultura Três Amigos, ainda como estudante, tirando primeiro lugar no Concurso de Objeto Estético em Alusão ao 50º aniversário do Colégio de Aplicação da UFSC. 

O intercâmbio que fez para a Corvinus University em Budapeste, Hungria, despertou ainda mais a vontade em realizar interseções entre arquitetura e arte.
Lucas também realiza experiências de cocriação criativa envolvendo arquitetura, design, urbanismo e arte através da fundação e atuação como gestor do escritório CO STUDIO. A convivência com profissionais de outras áreas de criatividade, desenvolveu habilidades multidisciplinares complementares à sua formação.

 


Imagens e memórias de uma ilha, por Onildo Borba

A mostra é comporta por quatro obras que resgata imagens e recupera lembranças de um período romântico que vem sendo inexoravelmente apagado pelo chamado “progresso” onde a economia de mercado e o desenvolvimento sustentável  quase sempre subvertem os valores históricos. Os trabalhos apresentados descrevem, em cores  acentuadas, a beleza de paisagens,  marinhas e de tradicionais casarios, completados ainda pela força encantadora de  tradições  culturais que enriquecem  o imaginário ilhéu.


Onildo Borba é natural de Navegantes/SC, iniciou sua produção como autodidata e aprimorou-se com diversos artistas plásticos. Fez cursos  de Desenho Arquitetônico e Publicitário  em São Paulo e de Gravura em Metal na ACAP (Associação Catarinense de Artistas Plásticos)  em Florianópolis, onde ainda exerce várias atividades. Participa do GAP (Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú).  Adepto da escola impressionista,  adota ainda o figurativo em suas várias formas de expressão (acadêmico, contemporâneo, estilizado, etc...) fazendo uso da pintura com tinta acrílica nos trabalhos que realiza, em sua maioria,  voltados para  temas vinculados à cultura catarinense.

 

 

Mural da Cultura 

Mercado Público de Florianópolis - Ala Norte (corredor principal)

R. Jerônimo Coelho, 60 - Centro, Florianópolis/SC

Visitação de 10 de janeiro a 31 de março/2020 | Segunda a sexta das 8h às 19h. Sábados das 9h às 14h.

Gratuito

Informações:

 

 artesvisuais.ffc@gmail.com

 

 


galeria de imagens