Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

10/02/2020 - Cultura
Pinturas de Galvão Bertazzi na Galeria de Arte do Mercado Público
Sala José Cipriano da Silva está com a exposição aberta ao público até 14 de março

foto/divulgação: divulgação

Exposição

A exposição "Nuvem escura sobre as cabeças" apresentará, a partir de 6 de fevereiro, diversas pinturas do artista Galvão Bertazzi, com curadoria de Anna Moraes. A mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, resultante de uma seleção pública, lançada no ano anterior, para exposições temporárias na Galeria de Arte do Mercado Público.
A abertura acontecerá na próxima quinta-feira (06/02), às 19h, e permanecerá aberta ao público até 14 de março.
Para a mostra foram selecionadas pinturas sobre tela e sobre papel, que apresentam reflexões cotidianas sobre a cidade e as pessoas que nela habitam e transitam produzidas entre janeiro e maio de 2019. Em cada uma delas o título é escrito na própria obra e que, por sua vez, se encontra cercada por uma linha preta e uma margem.
É um conjunto de trabalhos figurativos, ilustrações e alegorias acerca do cotidiano urbano, nas quais edifícios, janelas e paredes de concreto servem de alicerce para que figuras humanas (e seus pensamentos transitórios) tornem-se também paisagens fundidas às construções.
"Partindo de elementos figurativos com profundos significados, a obra de Galvão Bertazzi joga com as probabilidades do encontro, a multiplicidade dos destinos, o jogo combinatório das existências e a aleatoriedade do mundo dentro de uma cidade", destaca a curadora Anna Moraes. Isto porque, apesar de apresentarem uma possibilidade de narrativa, todas as cartas estão abertas, expostas, passíveis de significâncias e significados. 
Além disto, não existe um caminho pré-estabelecido para se percorrer a exposição, como por vezes o próprio caminhar em ruas desconhecidas. As pinturas estabelecem conexões entre si em infinitas possibilidades de potencial narrável. Como cartas de tarô, ou como o lance de dados de Mallarmé, elas embaralham destinos em uma rede de narrativas reais, fictícias ou imaginárias, fundindo-se também a pensamentos e incorporando os acasos.
Galvão Bertazzi nasceu em Campinas, São Paulo, mas viveu a maior parte da vida em Goiás. Vive em Florianópolis/SC desde 2004. É ilustrador de livros e jornais, faz histórias em quadrinhos, pinta sobre papel, telas e muros. Rabisca com tinta e carvão, faz colagens e experimenta materiais diversos pra contar pequenas e estranhas histórias em cada um de seus trabalhos.
Anna Moraes é artista visual, mestranda no PPGAV/UDESC em Teoria e História da Arte, formada em Artes Visuais pela UDESC (2013) e com Pós-Graduação em Gestão Cultural pelo SENAC/SP (2015). É professora de desenho, gestora da Galeria do Nacasa Coletivo Artístico e possui dois livros publicados sobre desenho. Atua como curadora desde 2017, tendo curadorias selecionadas no edital da Fundação Catarinense de Cultura 2018 e na Rede Sesc de Galerias 2019, além de curadorias realizadas na Galeria Nacasa e co-curadorias em exposições no Museu Histórico Cruz e Sousa - e no CEART/UDESC.
Serviço
 
O quê: Exposição Nuvem escura sobre as cabeças, de Galvão Bertazzi e curadoria de Anna Moraes
Onde: Galeria de Arte do Mercado Público - Sala José Cipriano da Silva |  Torre próxima a Praça da Alfândega, piso superior, Centro, Florianópolis/SC.
Quando: Abertura em  6 de fevereiro (quinta-feira), às 19h 
Visitação até 14 de março de 2020 | Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábados das 10h às 14h.    
Quanto: Gratuito
 
Informações: (48) 32069042 ou 3333 9743 
galeria.municipal@gmail.com
Agendamento de grupos:
formulário disponível em:


galeria de imagens