Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

16/02/2018 - Cultura
Festival Arte na Praça movimenta a Lagoa da Conceição

foto/divulgação: Divulgação Festival Arte na Praça

Festival Arte na Praça movimenta a Lagoa neste sábado

Neste sábado, 17 de fevereiro, a Lagoa da Conceição vai ganhar um colorido especial. Na nova edição do projeto Festival Arte na Praça, idealizado pela cantora Janet Machnacz Ferreira e produzido pela Contexto - Gestão de Projetos, o ponto de encontro entre artistas do teatro, da música, do circo e público é a Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição. Todas as atrações são gratuitas.

 

O objetivo, segundo o produtor Ulisses Souza, é fazer ocupação cultural de espaços públicos, levando arte para o maior número de pessoas possível. “Pensamos num conjunto de atrações que contempla todas as idades, da criança ao adulto”, afirma.

 


A programação, que conta com seis atrações, abre às 17h com o grupo Cores de Aidê. A banda percussiva de samba reggae é formada por 10 mulheres que, por meio da arte, evidenciam as potencialidades e o protagonismo feminino. São elas: Nine Martins, Bê Sodrê, Carla Luz, Cauane Maia, Cris Fernandes, Dandara Manoela, Fernanda Jerônimo, Laila Dominique, Nattana Marques e Sarah Massí. O grupo tem também um bloco que conta com a participação de mais de 100 mulheres.

 


Às 17h45 é a vez de Valdir Agostinho - defensor da valorização da memória cultural ilhoa. No repertório do músico e compositor, canções próprias, marcadas pela irreverência e pela temática ecológica, numa levada psicodélica, de reggae e rock and roll.  Ele se apresenta na Praça Bento Silvério, onde serão todas as outras atrações.

 


Na sequência, o público poderá prestigiar a apresentação do Palco Aberto Ocupa Circo, do grupo Circus Fever, com a participação de diversos grupos e artistas convidados. Num mesmo espetáculo a céu aberto, tem circo, malabares, mágica, acrobacia, teatro cômico e palhaços.

 


Às 19h15, a cia Clã de Livres Arteiros apresenta o espetáculo de teatro de animação “O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão”. Inspirado no folclore do litoral catarinense, o enredo descreve a saga de uma detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A perigosa Bernunça, a bela Maricota, a Rendeira, a Bruxa, o Pescador e até o público são investigados nesta divertida aventura que sugere o resgate de tradições e valoriza a cultura do contato humano tão esquecido nos dias de hoje.

 


Logo depois, às 20h15, terá a apresentação do Boi de Mamão com o Grupo Alivanta Meu Boi. Formado majoritariamente por crianças, o grupo busca resgatar a cultura e tradição açoriana. Entre os personagens retratados estão o boi, Mateus, Moreninha, os urubus, benzedeira, vaqueiro, cabras, urso branco e preto, macaco, gorila, bernunça e seu filhote, Maricota, Marieta e Valdemar.

 


Para fechar a programação acontece o show da dupla da velha guarda da cena musical ilhoa, já indicada ao prêmio Sharp e convidados da “Canja do Jô Soares”, Janet e Joel Brito, voz e sax, acompanhada pelo guitarrista Júlio.



O evento tem apoio, por meio da Lei Rouanet, da Engie, da Celesc e da Casan e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.



Programação - Festival Arte na Praça


17:00 - Cores de Aidê


17:45 - Valdir Agostinho


18:30 - Palhaços, Malabares e Mágico - Circus Fever


19:15 - Teatro de Animação - Clã Livres de Arteiros


20:15 - Boi de Mamão – Grupo Alivanta Meu Boi


21:00 - Janet e Joel Brito