Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/02/2018 - Defesa Civil
Programação marca 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina
Eventos lembram os costumes e tradições trazidos pelos açorianos em Florianópolis.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Programação marca 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina

Há 270 anos um povo vindo do outro lado do oceano aportou neste pedaço de terra perdido no mar. Eram os açorianos que chegavam à Ilha de Santa Catarina. Aqui pisaram, instalaram-se e fizeram deste lugar uma extensão da pátria que deixaram fisicamente. No coração e nas raízes, porém, permaneceram intactos os princípios e costumes da terra natal. Tradições estas que aos poucos foram inseridas na nova casa, agregadas à rotina da gente daqui, transformando para sempre a cultura e a história de Florianópolis.

 

Faz 270 anos que a Capital de Santa Catarina é um pedacinho de Portugal e para comemorar a presença dos Açores por aqui uma programação foi preparada, abrindo oficialmente os festejos. Nesta quinta-feira, às 16h, ocorre na Câmara Municipal de Florianópolis uma Sessão Solene em homenagem à data.

 

Após a solenidade na Câmara, será realizado um cortejo pelas ruas do centro com as 14 comunidades que promovem a Festa do Divino. O desfile contará também com a presença de rendeiras, ceramistas e do grupo de danças folclóricas.

Logo depois, às 19h, acontece a abertura da Exposição Açores: Certificado pela Natureza. A mostra no piso superior do Mercado Público é uma viagem a Açores, destino europeu no meio do Oceano Atlântico, reconhecido internacionalmente como um conjunto de nove ilhas vulcânicas de natureza exuberante e beleza mística que oferece aos visitantes uma variedade de atividades em terra e mar. A exposição é gratuita e segue até 09 de março.

 

Estão previstas ainda a Conferência “Experiência de um genealogista através das famílias do antigo Império Português” e a Oficina “Fazer genealogias hoje em Portugal” com o historiador e genealogista açoriano Jorge Forjaz. Os eventos ocorrem no dia 24 de fevereiro a partir das 14h na Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus, Auditório Padre Eduardo Michelis, localizada na Rua Hermann Blumenau, 122, no Centro de Florianópolis. Os interessados podem se inscrever encaminhando email para contato@ingesc.org.br.

 

A comemoração dos 270 Anos da presença Açoriana em Santa Catarina (1748 – 2018) é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, em parceria com a Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores, a Casa dos Açores de Santa Catarina, Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC, Núcleo de Estudos Açorianos, Funcine e Câmara Municipal de Florianópolis.