Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

03/06/2022 - Cultura
Galeria Pedro Paulo Vecchietti recebe nova exposição
“Fragmentos da diversidade: uma fotoperformance” começa no dia 07

foto/divulgação: Divulgação PMF

Divulgação PMF

 

A Galeria  Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti recebe a partir do dia 07 de junho a exposição "Fragmentos da diversidade: uma fotoperformance", do artista Chrislen Ribeiro. 
 
O projeto apresenta uma série de trabalhos desenvolvidos em conjunto com quatro performers,abordando suas respectivas expressões de gênero e sexualidade. A cidade de Florianópolis é o plano de fundo desse trabalho, incluindo lugares como o Centro Histórico da cidade e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
A fotoperformance se diferencia da fotografia de registro, uma vez que visa impactar o espectador na recepção através de um ato performativo que ganha potência e significado através da fotografia.
 
A poética do projeto também apresenta aspectos de pluralidade, buscando abordar o tema da diversidade de gênero e sexualidade através de signos poéticos e metafóricos, diferente de abordagens onde reproduções de símbolos relacionados ao imaginário da comunidade LGBTQIA+ são utilizados de formas variadas.
 
Aspectos da vivência dos performers se relacionam com diferentes áreas de conhecimento, seja a moda, como no trabalho da performer Nicholle Heck, que desenhou e confeccionou um de seus figurinos; seja na relação com a literatura, como consta no trabalho de Lys e Merlin Lundi.
 
Serviço:
 
O quê? Exposição  "Fragmentos da Diversidade: uma fotoperformance", do artista Chrislen Ribeiro, com curadoria de Luize Cornelius.
Quando? Abertura 07 de junho às 18h30  |  Visitação até 15 de julho de 2022
Onde? Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, Praça 15 de Novembro, 180, piso superior, Centro, Florianópolis (Esquina com a Rua Tiradentes).
Horários:  segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Quanto? Gratuito