Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

29/12/2009 - Cultura
Aeródromo do Campeche pode se tornar patrimônio da humanidade
Projeto para tombamento universal da rota da Aéropostale está em estudo e inclui passagem dos pilotos franceses por Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação

Casarão Popote, no Campeche, vai abrigar a Memória da Aéropostale e do piloto Antoine de Saint-Exupéry, conhecido na região como Zeperri


Florianópolis possui na região do Campeche um dos vestígios mais preservados da atuação da Compagnie Génerale Aéropostale no Brasil, empresa de correio aéreo francesa para a qual trabalhou o piloto Antoine de Saint-Exupéry. O registro dessa passagem pela comunidade do Sul da Ilha de Santa Catarina pode se tornar patrimônio histórico universal com o tombamento da rota intercontinental feita pelo famoso aviador e escritor francês, autor do livro O Pequeno Príncipe. O projeto está na pauta da visita do representante da comissão superior dos monumentos históricos e Presidente do Colégio de Expertise do Patrimônio Aeronáutico da França, Max Armanet, que estará na comunidade nesta terça-feira (29/12), às 15h.


Armanet vai conhecer o patrimônio histórico aeronáutico do Campeche e o lugar onde fica o casarão de passagem dos pilotos da extinta companhia francesa, chamado de “Popote” pelos pescadores locais. Também conhecerá o projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri”, que propõe o restauro do velho casarão e instalação de um memorial da companhia de aviação. O imóvel é a única estrutura ainda de pé, remanescente da atuação da Aéropostale no Brasil, cujas escalas iam de Natal a Pelotas. O terreno abrigava ainda um hangar, transferido para o aeroporto Hercílio Luz, e redes de comunicação sem fio que foram desativadas.


A vinda do especialista francês – que também é diretor do Jornal Libération e Presidente da Comissão do Patrimônio do Aeroclube da França – foi articulada pelo governador Luiz Henrique da Silveira e prefeito Dário Berger durante viagem internacional à Europa, em outubro. A ideia é promover a recuperação de todo o complexo ainda existente, e que integra o antigo campo de pouso do Campeche, transformando a área num parque urbano para a cidade.
 

Patrimônio universal

 
Um projeto para tombamento da “Ligne” – a rota intercontinental da Aéropostale – como patrimônio imaterial da humanidade está em estudo para ser apresentado à Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura (Unesco) e pode incluir a região do Campeche, não apenas pela estrutura física ainda existente no bairro como também pela convivência amigável surgida entre os pilotos e moradores da comunidade.


A Compagnie Génerale Aéropostale foi pioneira no serviço de correio aéreo entre a Europa, África e América do Sul, contando com o trabalho de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial para acelerar a comunicação entre os países e romper as fronteiras entre os continentes. A importância da empresa para o desenvolvimento da aviação internacional, aliada à grandiosidade dos feitos dos pilotos que arriscavam suas vidas nos primórdios da aviação, ganhou mais visibilidade pela obra de um deles, que também foi escritor: Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro Pequeno Príncipe, entre outros sucessos editoriais.


O próprio Saint-Exupéry menciona Florianópolis no livro Vôo Noturno (1931). Ele, que foi o mais célebre dos pilotos, era conhecido pelos pescadores como “Zeperri”, devido à dificuldade que os moradores, descendentes de açorianos, tinham de pronunciar o sobrenome francês. Entre as amizades do escritor na comunidade, uma tornou-se especial. Manoel Rafael Inácio, o “seo” Deca, guardou na lembrança as passagens do piloto pela região. A memória dessa amizade virou um livro, escrito por Getúlio Inácio, filho do pescador.
O Campeche foi palco de várias aventuras dos aviadores da Aéropostale entre as décadas de 1920 e 1930, guardando traços da inusitada convivência dos pilotos franceses com pescadores ilhéus. Os ases da pilotagem, tais como Jean Mermoz, Henri Guillaumet, Saint-Exupéry e outros, tiveram passagens pela Ilha de Santa Catarina registradas aleatoriamente, mas eternizadas em livros, como as memórias de Paul Vachet, em Avant les Jets (1964), onde o autor conta sobre a compra do terreno de aviação e a relação com os “compadres” catarinenses.  
 

Pilotos e pescadores

 
A agenda de Max Armanet em Florianópolis inclui sobrevôo para observação da Ilha, visita ao Campeche e gravação de depoimento para um vídeo documentário, que será exibido no festival de filmes latino-americanos de Toulouse, na França, em março, integrando o projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri”. A proposta contempla ainda o restauro do casarão “Popote” para implantação do memorial “Pilotos e Pescadores”, e instalação da exposição permanente “Memória da Aéropostale”.


O projeto de restauro do imóvel, idealizado pelos arquitetos Lilian Mendonça, Juliana Ramos e Peter Widmer, foi aprovado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), e agora será encaminhado ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SC) para avaliação. O financiamento da obra deverá contar com recursos da iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, via Ministério da Cultura (Minc). Depois de restaurado, o imóvel será administrado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).


A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis, Governo do Estado de Santa Catarina, Succession Saint-Exupéry e Air France, empresa que incorporou a Aéropostale. Já a realização do documentário é coordenada por Branca Regina Rosa, com participação de Delmar Gularte nas filmagens. A coordenação do projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri” está sob responsabilidade de Mônica Cristina Corrêa, doutora em Língua e Literatura Francesa pela USP.
 
 

Agenda de Max Armanet

 
 
Terça-feira (29/12)
 

  • 12h - Almoço com o Prefeito Dário Berger e coordenadores do Projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri”

 

  • 15h - Visita ao Patrimônio Histórico do Campeche

 
          (Disponibilidade para atendimento à imprensa)
 

  • 16h - gravação de entrevista para o filme “De Saint-Exupéry a Zeperri”  (no casarão “Popote” ou no monumento aos pilotos no Campeche)

 

  • 17h30 - visita à Pousada Zeperri onde foi instalado o “Espaço Zeperri

 

  • 18h - apresentação da proposta de restauro do casarão

         e entrega dos projetos a Max Armanet
 

  • 21h - encontro com o Governador Luiz Henrique da Silveira


 
Quarta-feira (30/12)
 

  • Manhã reservada ao Aeroclube

 

  • Tarde reservada para visita à Base Aérea e cidade de Florianópolis

 
Quinta-feira (31/12)
 

  • 11h - Embarque para São Paulo / Retorno à França