Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/07/2017 - Cultura
Florianópolis recebe 3º Festival do Japão de Santa Catarina
Um dos eventos mais tradicionais da cultura japonesa é celebrado em todo o mundo devido a uma antiga lenda.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Florianópolis recebe 3º Festival do Japão de Santa Catarina

Foi lançado nesta sexta-feira, 21 de julho, em Florianópolis o 3º Festival do Japão de Santa Catarina, o Tanabata Matsuri, um dos eventos mais populares do Japão. O festival ocorre até às 19h desta sexta-feira e das 09h30 às 17h no sábado, 22 de julho no Palácio Cruz e Souza. Quem passa pelo local é brindado com uma diversidade da cultura japonesa incluindo apresentações artísticas, exposições de vários artigos, demonstração da cerimônia do chá, karaokê e praça de alimentação com as famosas comidas da culinária nipônica, entre outros.

 

Quem visita o evento pode também fazer pedidos em papéis coloridos e pendurá-los nos galhos de bambu. O Tanabata Matsuri, celebrado há mais de mil anos pelos japoneses, é conhecido como Festival das Estrelas devido a uma antiga lenda. Diz a história que a princesa Orihime e o jovem Kengyu se apaixonaram de forma tão avassaladora que passaram a viver um para o outro, esquecendo suas responsabilidades diárias. Inconformado, Tentei, o “Senhor Celestial”, pai da princesa, decidiu separar o casal e para isso lançou um castigo, transformando os jovens em estrelas que viveriam em lados opostos da Via-Láctea.

 

Comovido pela tristeza do casal, o Senhor Celestial permitiu o encontro de ambos apenas uma vez por ano e desde que atendessem aos pedidos vindos da Terra. Esta é a versão folclórica para as estelas Veja e Altair que, de fato, localizam-se nos extremos opostos da Via-Láctea e podem ser vistas juntas uma vez no ano.

 

No entanto, uma vez a cada ano, o casal, as agora estrelas Veja e Altair, tem permissão para se encontrar e, como recompensa, pode atender os pedidos da Terra nesta data. Este encontro ocorre em julho ou agosto, de acordo com o Calendário Lunar que o Japão segue. A data é um feriado nacional desde 1603 e o Tanabata Matsuri uma festa para celebrar esta união.

 

O festival em Florianópolis comemora ainda os 120 anos de amizade entre o Brasil e o Japão e é realizado pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, em parceria com a Associação Nipo Catarinense e a Miyage Kenjikai. O evento tem apoio da Nipo Cultura e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da  Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

A superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Roseli Pereira, enfatizou durante a cerimônia de abertura do festival que a Capital Catarinense é um mosaico cultural e que a cidade é assim tão rica e peculiar justamente por receber e acolher tão bem diferentes culturas e tradições.

 

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro também destacou essa diversidade cultural e afirmou ser fundamental que a cidade amplie e se aproxime ainda mais de todas as culturas, estreitando os laços e as relações, entre elas, a comercial. “Florianópolis não pode estar fechada em si só. Nós estamos trabalhando para que as nossas empresas ampliem a exportação dos nossos produtos. E se temos uma cultura tão forte em Florianópolis é melhor ainda para trabalharmos juntos”.