Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

05/02/2018 - Cultura
Prefeitura lança Editais para seleção de exposições
Interessados podem se inscrever até o dia 05 de março

foto/divulgação: Cristiano Andujar/ Divulgação PMF

Galeria do Mercado Público e Pedro Paulo Vecchietti selecionam propostas de exposição

A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (GMAPPV) e a Galeria de Arte do Mercado Público (GAMP) estão recebendo propostas para exposições e eventos de artes visuais a partir desta segunda-feira, 05 de fevereiro. Os artistas interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 05 de março. As propostas de ocupação da galeria deverão ser enviadas pelo correio ou entregues pessoalmente na Fundação Cultural Franklin Cascaes (FCFFC).

 

Para se inscrever, o artista, o coletivo artístico, ou o curador deverá entregar um envelope lacrado contendo o currículo do proponente, o projeto detalhado da exposição, imagens das obras a serem expostas, entre outros documentos listados no edital.

 

A seleção das propostas será feita em duas etapas. Na primeira, a Diretoria de Artes e Patrimônio verificará se os documentos entregues atendem aos requisitos do edital. Os projetos aprovados serão encaminhados para uma Comissão Consultiva composta por um representante da FCFFC e quatro convidados externos, com notório conhecimento na área de artes visuais.

 

As propostas serão analisadas de acordo com critérios como relevância artística, adequação ao espaço físico, pertinência aos objetivos das respectivas galerias, viabilidade de execução.  A Comissão irá selecionar até sete propostas, as quais serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) e comunicadas aos inscritos por e-mail ou por telefone. A Fundação determinará o calendário de exposições considerando, na medida do possível, o período sugerido no ato da inscrição.

 

Os projetos vencedores terão direito a uma ajuda de custo no valor de R$2.500,00 para auxiliar nos gastos como montagem e divulgação. O pagamento será feito após a montagem da exposição mediante a apresentação de nota fiscal.


A Fundação Franklin Cascaes está localizada na Rua. Trajano, 168, Edifício Berenhauser – 4º andar, Centro. Durante o período de inscrição as propostas poderão ser entregues de segunda a sexta-feira das 13h às 19h. No caso de envelopes enviados por correio serão aceitos apenas aqueles que forem postados até o dia 05 de março.

 

 

Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti foi inaugurada em 2004 e possui como objetivo promover exposições e debates sobre a arte contemporânea. Dando oportunidade para os artistas comporem o calendário de exposições e de eventos de artes visuais, e permitindo que o público visite e conheça as obras gratuitamente.

 

A Galeria é administrada pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cacaes. O prédio está localizado na Praça XV e abriga também o Arquivo Histórico do Município, no térreo, e o Memorial Meyer Filho, no pavimento superior.

 

A visitação à galeria pode ser feita de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e a entrada é gratuita.

 

Galeria de Artes do Mercado Público


A Galeria de Artes do Mercado Público foi lançada em agosto de 2017 pela Prefeitura de Florianópolis e tornou-se o primeiro espaço para a exposição de artes em um mercado público no Brasil. Desde a abertura 04 mostras ocorreram no local e foram visitadas por mais de 1.200 pessoas, considerado um verdadeiro sucesso.

 

A Galeria está localizada no piso superior do Mercado Público. A ponte onde se situa a galeria data de 1928, e foi construída durante a ampliação do Mercado como forma de ligar as duas torres.

 

O espaço já foi sede do restaurante Pirão, e após alguns anos sem utilização, em 2015, passou a ser a “Sala de Atos” da Prefeitura de Florianópolis. Em 2017, foi cedido para a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude que fez da sala uma galeria com objetivo de promover a cultura popular e os artistas locais.

 

A Galeria de Artes do Mercado Público fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, e aos sábados das 10h às 14h.  A entrada é gratuita.