Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

27/07/2017 - Cultura
Espetáculo Causos do Frankolino é destaque no Sarau Catarina
Espetáculo será apresentado em duas sessões gratuitas, dentro das comemorações pelos 30 anos da Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Dieve Oehme

Boneco Frankolino homenageia Franklin Cascaes

Integrando as comemorações dos 30 anos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho recebe nesta sexta-feira (28) a visita simbólica do professor e folclorista Franklin Cascaes (1908-1983), homenageado no espetáculo “Causos do Frankolino”. A apresentação gratuita acontece às 14h30, para o público infantil, e às 18 horas para as demais faixas etárias. A atividade faz parte da programação do Sarau Catarina, que terá ainda poesia, música e festa julina.

 

Baseado nas pesquisas de Cascaes, o espetáculo mescla teatro de animação e contação de histórias para levar ao público um pouco do imaginário popular caracterizado em crenças e costumes da herança cultural açoriana. Com elementos animados, a narrativa permite o contato com diversas linguagens artísticas, num trabalho teatral que dialoga com a plateia. A apresentação é conduzida pelo boneco manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, funcionária da Fundação Franklin Cascaes.

 

Lobisomens e bruxas

 

Criado em 2008, nas comemorações do centenário de Franklin Cascaes, “Causos do Frankolino” reproduz temas pesquisados pelo folclorista catarinense em suas andanças pelo interior da Ilha. Abordando de forma lúdica um mundo mágico repleto de lendas de lobisomens e bruxas, Frankolino conta histórias, ou “causos” na linguagem popular, envolvendo situações fictícias com os personagens Chico Olivério, Doquinha e Tibúrcio.

 

Todo articulado para mexer braços, pernas, cabeça e boca, o boneco é feito de arame, isopor e canos de PVC, revestidos com espuma e recobertos com papel machê, resultado do trabalho de Paulo Nazareno. Cabelos, sobrancelhas e bigode foram criados por Carlos Eduardo, enquanto o figurino é assinado por Luciana Siqueira.

 

Além de homenagear o pesquisador com o nome pelo qual ele era carinhosamente chamado por pescadores e nativos da Ilha de Santa Catarina, Frankolino também reproduz a própria imagem do artista. A pintura e os traços da fisionomia para dar ao contador de histórias a semelhança com o professor e historiador catarinense são obra do artista plástico Maurilo Roberge, ex-funcionário da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.   

 

Serviço:

 

O quê: Espetáculo “Causos do Frankolino” no Sarau Catarina

Quando: sexta-feira (28), às 14h30 e 18h

Onde: Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

          Rua João Evangelista da Costa nº 1.160 - Estreito

Quanto: gratuito