Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

26/04/2019 - Cultura
Livro infantil “A Bruxa do Cabelo Branco” é lançado em Florianópolis

foto/divulgação: PMF

Capa do Livro

Inspirada pela frase de Denise Guilherme (Mestre em Educação Infantil) sobre ler livros para e com crianças: "Só assim, quem sabe, poderemos viver em um mundo onde haja menos muros e muito mais pontes." Greice Miotello apresenta muitas histórias a sua filha Maria Carolina. Desde cedo os livros mediaram as noites de sono até que se tornaram pontos de partida para que juntas criassem outras histórias. Foi assim que nasceu “A Bruxa do Cabelo Branco” e mais algumas narrativas que seguem ainda sendo revisitadas pela família.  
Greice Miotello é artista há mais de 15 anos - atriz, diretora, palhaça, professora e produtora cultural. A partir do primeiro ano de sua filha, começou a estimular Maria Carolina, com a ajuda do pai, avós e amigos, ao hábito da leitura e a relação com livros infantis. 
 
“A Bruxa do Cabelo Branco” ganhou começo, meio e fim. E, como atriz, logo surgiu o impulso para Greice dar corpo a uma contação de história. Essa criação ganhou abrigo na Traço Cia. de Teatro, grupo que investiga a Palhaçaria e o qual Greice é integrante desde o ano de 2003. Da sala de trabalho para o encontro com o público foi um pulo.  
“Depois de experimentar o olho no olho, com crianças de 3 a 10 anos, e perceber a vontade delas em complementar, perguntar, interagir e prolongar a história com falas e brincadeiras, surgiu a vontade de transformar a história em livro.” – Greice Miotello. 
 
O projeto, Contos para Maria, também ganhou o papel e foi contemplado pelo Edital de Apoio às Culturas do Fundo Municipal de Cultura 2018, promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis via Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. 
O lançamento do livro acontecerá no sábado, 27/04, a partir das 15h, no Centro Cultural Nau Catarineta, em Santo Antônio de Lisboa. Na ocasião, a história será apresentada, gratuitamente, por Gretta Panchetta (palhaça de Greice Miotello) e as 50 primeiras crianças receberão um exemplar do livro com dedicatória personalizada pela autora.  
Na semana seguinte, Gretta Panschetta visitará os bairros Campeche, Barra da Lagoa, Ingleses, Rio Tavares, Rio Vermelho e as comunidades Morro da Caixa e Chico Mendes para contar a história e presentear unidades de ensino infantil públicas com um exemplar do livro. Além da recepção artística, a autora proporá uma conversa com as crianças e os funcionários dessas instituições, abrindo a leitura e estimulando a aproximação dos pequenos com outras obras.  
 
SINOPSE 
A Bruxa do Cabelo Branco vivia sozinha lá no alto da montanha. Um dia, resolveu fazer uma festa e convidou todas as bruxas e os seres fantásticos. Só não imaginava que, ao jogar os convites para o céu, eles também chegariam na cidade. Magia é magia! E uma festança aconteceu!  
 AUTORA 
Greice Miotello – Uma mulher-mãe-palhaça que tem a estrada como casa. Seus olhos curiosos a mantém em constantes encontros e aprendizados. O teatro e a palhaçaria ajudam-na a vivenciar muitos mundos. A Traço Cia. de Teatro e a organização internacional Pallasos em Rebeldía são como casas, possibilitando-a habitar ruas, teatros, hospitais, áreas de conflito e periferias. A Maria Carolina a fez mãe e a fez contar histórias... Tantas que ela até começou a inventar algumas...  
SERVIÇO 
Lançamento do livro infantil “A Bruxa do Cabelo Branco”, de Greice Miotello  
27/04 (sábado) – 15h00 Centro Cultural Nau Catarineta Rua Cônego Serpa, 30 – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis. 
Evento gratuito. 
INFORMAÇÕES 
Greice Miotello (48) 98836 1394 gmiotello@yahoo.com.br

 


galeria de imagens