Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

04/10/2019 - Cultura
Criança - Cultura e Cidade
Uma programação durante o mês de outubro voltado para as crianças, realizada pela Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: PMF

Convite

No mês de outubro, tradicional mês da criança, a Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural Franklin Cascaes apoiará e reunirá projetos locais aprovados pela lei municipal de incentivo à cultura, com uma programação especial e bastante diversificada para o público infantil.

A ideia é de mostrar a importância para a criança vivenciar experiências artísticas com a cultura, de aumentar o seu repertório cultural e de inclui-la socialmente nas atividades que serão oferecidas durante este período gratuitamente.

Pretende-se transmitir noções de cidadania e de identidade nacional, além de mostrar a diversidade da cultura do nosso país e do mundo para as crianças, de todas as classes sociais, e assim uni-las em um grande programa cultural e de qualidade para elas.  

Sendo assim com acesso ao teatro, o circo, a música, o cinema, as artes plásticas e a contação de histórias.

A criança deve ser estimulada a ter um olhar mais amplo e crítico daquilo que a cultura lhe oferece, sendo assim ao ter contato com a arte em geral, aos poucos poderá criar imagens que ficarão guardadas em sua memória. No futuro poderá recordar as experiências que viveu, resgatando fatos e ser protagonista da sua própria história.  

1º Festival de Circo de Florianópolis (Marte Inovação Cultural) acontecerá entre os dias 19 e 27 de outubro, contando com mais de 20 espetáculos, intervenções e workshops com artistas do Brasil e do exterior. O evento ocupará diferentes espaços da capital: além do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), terá apresentações no Parque da Luz (Centro), Praça Bento Silvério (Lagoa da Conceição), Largo da Catedral, Hospital Infantil Joana de Gusmão e Beira-mar Shopping. Tudo gratuito! Programação completa no site:

 

http://www.floripacirco.com.br/

 

Cinema ao Ar Livre (Ally Collaço) projeto que promove uma sessão mensal na Praça da Comunidade do AMJA – Associação de Moradores do Jardim Albatroz, no Córrego Grande como forma de inclusão social e cultural dos moradores e visitantes. O objetivo do projeto visa integrar as pessoas em espaço público junto à natureza e o cinema. A próxima sessão será no dia 13 às 19 horas com o filme A Branca de Neve e os 7 Anões.

 

Já a mostra de cinema e direitos humanos acontecerá em duas datas diferentes:    

 

Dia 16/10 - 4 curtas: A câmera do João,  A bicicleta do vovô, À espera, e A rua é noiz. Horário: 18:30 às 20:30 horas na Escola Social Lucia Mayvorne, Rua General Vieira da Rosa 1050, Centro.

 

Dia 26/10 - 2 curtas: A câmera do João e A bicicleta do vovô. Horário: 15:00 às 17:00 horas no  Armazém Espaço Cultural – Coletivo Elza na Rod. Gilson da Costa Xavier, 1384, Sambaqui.

 

Mais informações no e-mail: ally.collaco@gmail.com

 

Domingo é Dia de Teatro (Marte Inovação Cultural) promove apresentações gratuitas de Teatro Infantil todos os domingos, às 11:30h horas, no Shopping Iguatemi em Florianópolis. As apresentações são semanais que recebem adultos e crianças, além de uma vez por mês contar na sessão de teatro com o recurso de libras e autodescrição.

 

Informações:  http://www.facebook.com/domingoediadeteatroflorianopolis

 

 

Hoje é Dia de Jazz Bebê (Stúdio de Ideias) neste mês de outubro terá duas edições nos dias 06 na Sede da Eletrosul no Pantanal às 14:30 horas e 12 no Boulevard 14/32 no Floripa Airport às 14:30 horas gratuitamente. As edições serão voltadas à Semana das Crianças reunindo música, contações de histórias e brincadeiras e claro do Jazz bem brasileiro.  

 

Informações:

marina@studiodeideias.com.br  https://www.facebook.com/studiodeideiasprodutora

 

Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) deste ano acontece entre os dias 05 e 11 de outubro. As atividades contarão com espetáculos em teatros, espaços públicos e mostra de rua em praças e parques e no novo aeroporto da cidade, Floripa Airport. Países como Argentina, Chile, Espanha e Brasil farão parte de uma programação com mais de 20 sessões de teatro, com classificação livre, infantil e adulto. Tudo gratuito ao público de domingo a quinta-feira. A programação do 12º Festival Internacional de Teatro de Animação está disponível para consulta no site www.fitafloripa.com.br  

 

O Cineclube da Mostra acontece todos os sábados no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), gratuitamente às 16horas.  O projeto disponibiliza os filmes que são exibidos na Mostra de Cinema Infantil, que acontece anualmente em julho, para as crianças durante todo o ano. Na programação curtas e longas nacionais e internacionais, que apresentam a diversidade cultural do país e do mundo. O objetivo principal do Cineclube é promover a cultura, educação e cidadania para crianças de todas as classes sociais. Neste mês de outubro a programação será especial e a pipoca da sessão do dia 12 será oferecida gratuitamente.  Confira a programação do Cineclube nas redes sociais:

 

https://www.facebook.com/mostradecinemainfantil/

 

Os Amigos do Origami participarão da Semana da Criança do Livro e das Bibliotecas no dia 09/10 das 14h30 às 16h30 - para maiores de 10 anos, no setor infantil da Biblioteca Pública, além do  Encontro de Amigos do Origami dia 26/10 das 15 às 17 horas na Sala 04 das Oficinas de Arte do CIC.

 

Dia 21 de outubro a Escola Básica Municipal Liberato Valentim fará a apresentação de uma peça teatral, dos alunos do quarto ano no TAC às 19 horas com o tema: Pedras Preciosas: Tem Uma Pedra no Nosso Sapato? Projeto da Professora Ana Falcão. 


galeria de imagens