Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/09/2010 - Cultura
Floripa Teatro promove Circuito Santa Catarina
Quatro municípios catarinenses foram contemplados este ano com apresentações teatrais gratuitas, numa promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

foto/divulgação: Cid Junkes

Espetáculo gratuito será apresentado em quatro municípios catarinenses

Uma nova etapa da programação do 17º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo acontece esta semana, com o Circuito Santa Catarina. A proposta visa ampliar a contribuição da capital catarinense na difusão da arte e da cultura, levando a pequenas cidades do estado trabalhos de qualidade com grupos que se apresentam no cenário nacional.

 

A maratona teatral iniciou na segunda-feira (20/09), por Abdon Batista, no Planalto Sul, com o espetáculo “On Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, do grupo Circo Navegador, de São Sebastião (SP). O circuito prossegue pelos municípios de Celso Ramos (21/09), Anita Garibaldi (22/09) e Campos Novos (23/09), com apresentações gratuitas nas praças centrais. Juntas, essas cidades somam pouco mais de 40 mil habitantes, quase a mesma população do bairro Centro, na Ilha de Santa Catarina.

 

De 10 a 19 de setembro, o Floripa Teatro trouxe a Florianópolis 35 grupos de oito estados brasileiros para um total de 116 apresentações em três teatros, três lonas, uma casa de espetáculos, e mais 26 comunidades do interior da Ilha e região continental, dentro do circuito Cena Aberta nas Comunidades. Em 2010 o Floripa Teatro também se estende ao interior do Estado, por meio do Circuito Santa Catarina.

 

O 17º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), e tem patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A., Eletrobras/Eletrosul – Centrais Elétricas S.A., Tractebel Energia – GDF Suez, Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Grupo Orbenk e Unimed Grande Florianópolis.

 

Palhaçadas interativas

 

O velho e bom jogo de palhaço, aliado a habilidades como malabarismo, mágica cômica e pirofagia dão o tom do espetáculo “On Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, estreado pelo grupo Circo Navegador, em 2007. Num encontro inusitado, o simplório palhaço Surubim encanta a plateia em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça.

 

A montagem coloca o espectador diante de algumas questões essenciais da existência e o palhaço busca soluções absurdas que desencadeiam o riso, numa provocação ácida e bem-humorada do comportamento. É assim que o grupo define a abordagem crítica da ridícula condição humana, feita por um palhaço que se revela frágil na transgressão de costumes e convenções sociais.

 

De maneira irreverente, diverte o público por meio das rotinas de um show circense, misturando de forma poética cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância, com um misto de ingenuidade e astúcia. Com uma “bancicleta” – engenhoca montada a partir de um triciclo, que ao pedalar aciona uma bateria composta de bumbo, chimbau e caixa, apitos, buzinas e pratos – Surubim leva diversão e riso com sua charanga, a tradicional banda de circo composta por um homem só.

 

Navegadores do riso

 

Em 13 anos de atividades, o grupo Circo Navegador tem ainda no repertório os espetáculos “70 Senão 60”, “O Diretor de Cinema”, “Hoje tem Marmelada”, “Quixotes”, “Cadê todo Mundo?”, “Estudo para Palhaços”, “No Olho da Rua”, “Sarau”, “Circo Navegador 10 Anos” e “Lavou tá Novo”, com o qual foi premiado no Festival Isnard Azevedo 2002 (ainda competitivo) pela melhor direção de espetáculo de rua, além de ter recebido indicação para melhor espetáculo e ator.

 

Filiado à Cooperativa Paulista de Teatro, o grupo faz pesquisa de linguagens, criação e produção de espetáculos teatrais. Constantemente, troca informações e experiências com alguns dos principais grupos de teatro brasileiros. Pelo trabalho que realiza, conquistou reconhecimento, incluindo o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo da Funarte (2006 e 2007) e o Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo (2005). Em 2004, produziu o Festival de Teatro de Rua de São Sebastião (SP).

 

Atuando profissionalmente desde 1992, o ator Luciano Draetta – intérprete do palhaço Surubim – tem formação diversificada que vai do circo ao teatro, passando pela música e dança. Formou-se no Circo Escola Picadeiro e na Escola Paulista de Circo. Trabalhou em dezenas de espetáculos, com renomados grupos de teatro, até ingressar no Circo Navegador, em 1997. Indicado a prêmios de melhor ator e diretor em festivais pelo Brasil.

 

Programação

 

“On Co Tô?, Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, grupo Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia, 50 minutos, livre

 

*Concepção, roteiro e direção: Lucciano Draetta

*Atuação: Lucciano Draetta e Gabriel Draetta (músico)

*Cenotecnia: Alejo Linares

*Figurinos: Soledad Perez e Ana Paula Santos

*Produção: Ricardo Fera

*Assistência de Produção: Evelin Sabará

 

20/09 (Segunda-feira)

*15h30 – Praça Central / Abdon Batista

Em caso de chuva: Salão Paroquial da Igreja

 

21/09 (Terça-feira)

*15h – Praça da Amizade / Celso Ramos

Em caso de chuva: Centro Comunitário

 

22/09 (Quarta-feira)

*14h – Praça Central em frente à prefeitura / Anita Garibaldi

Em caso de chuva: Ginásio Municipal José Pereira Neves

 

23/09 (Quinta-feira)

*19h30 – Praça Lauro Müller / Campos Novos

Em caso de chuva: Ginásio Estadual Paulo Blasi - Rua Pedro Carlos


galeria de imagens