Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

15/05/2023 - Cultura
Vagas em cursos de Técnicas e Produção para Artes Cênicas

foto/divulgação: Divulgação PMF

Divulgação PMF

 

O programa de cursos gratuitos para formação de produtores e técnicos culturais PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas está de volta este ano com uma oferta ampliada e mais de 500 vagas disponíveis em cinco estados brasileiros. O projeto criado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) oferece quatro formações: Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural.
O projeto começou em 2022 e abarcou três cidades: Ipatinga (MG), São Paulo (SP) e Petrolina (PE) atingindo cerca de mil inscritos para 240 vagas. Neste ano, a oferta mais que dobrou e estará disponível em sete cidades. Cada cidade terá 80 vagas disponíveis, sendo 20 por especialização. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito ao registro profissional.
Em Florianópolis (SC) as inscrições, também gratuitas, estão abertas até 18 de maio em https://www.itb.art.br/. A empresa Karoon Energy é patrocinadora do programa, que também contará com apoio da Prefeitura, através da Secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura.
“Foi muito emocionante ver que o programa fez muita diferença na vida dos alunos. Muitos já se formaram trabalhando na área. Outra coisa que me chamou muita atenção foi o fato de que o programa é feito para cada cidade em que acontece, valorizando a cultura local”, relata o coordenador pedagógico Gabriel Fontes Paiva.
O programa surgiu a partir de uma percepção do Instituto do Teatro Brasileiro sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra. O projeto quer atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional. Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos.
Inscrições: de 1º a 18 de maio, feitas por meio do site www.itb.art.br.
Divulgação dos selecionados: 2 de junho.
Aulas: de 6 de junho até o final de agosto de 2023.