Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

01/06/2023 - Cultura
Projeto Palco Aberto Floripa vai agitar os domingos

foto/divulgação: Palco Aberto

palco aberto começa domingo

Acontece nos domingos do mês de junho, sempre às 16h, em Florianópolis o projeto Palco Aberto Floripa. O evento é totalmente gratuito e é uma ótima oportunidade de cultura e lazer para as famílias se divertirem ao ar livre. Estão previstos espetáculos circenses, musicais, contação de histórias, ilusionismo, tudo com muita interação com o público. “Será literalmente um palco aberto. Não apenas os artistas já confirmados vão participar, mas o público que quiser se manifestar culturalmente poderá se inscrever no momento do evento. Nosso objetivo é promover e integrar a arte à população”, afirma Leonardo Umpierrez, produtor cultural e responsável pelo projeto.
As apresentações vão acontecer dia 4/06 na Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição, dia 11/06 no Parque de Coqueiros, dia 18/06 na Pista de Skate da Costeira do Pirajubaé e dia 25/06 na Praça Red Park no bairro Rio Vermelho.
Através da Lei de Incentivo da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o Palco Aberto Floripa é um projeto de difusão em artes integradas com ênfase no circo, que abrange linguagens como dança, circo, cultura popular, cultura negra, música e brincadeiras populares de artistas de Florianópolis.
Esta apropriação cultural agrega valor aos bairros e movimenta a cidade, toda a cadeia produtiva como o comércio local, os artistas, os produtores e a comunidade usufruem desta democratização de recursos e acesso à cultura. “Em nosso planejamento pretendemos levar às regiões normalmente esquecidas e que possuem grande potencial de público e necessidade social de atividades”, pontua Umpierrez.
Esta ação pretende oxigenar os bairros de Florianópolis, levando arte e cultura em espaços abertos, acessíveis para cadeirantes e toda população. Conforme cita a Meta 14 do Plano Municipal de Cultura: Aumentar o número de pessoas que frequentam espaços expositivos, museus, centros culturais, cinemas e espetáculos. Embora o município possua uma expressiva produção cultural e realize uma grande quantidade de Eventos de Difusão, Capacitação e Reflexão os indicadores mostram que o público ainda é restrito a um pequeno grupo de pessoas, a uma pequena elite envolvida com determinados setores. O grande público ainda não desenvolveu o hábito de frequentar espaços onde a cultura é predominante.
Serviço:
Evento: Palco Aberto Floripa
Data: Dias 4, 11, 18 e 25 de junho
Horário: 16 horas
Locais: Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição, Parque de Coqueiros, Pista de Skate da Costeira do Pirajubaé e Red Park
Valor: GRATUITO