Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

23/08/2011 - Cultura
Boi Garantido abre Encontro das Nações em Florianópolis nesta quarta-feira
Evento promovido pela Fundação Franklin Cascaes inicia às 18h, no Largo da Alfândega, tendo como convidado da noite de abertura o Boi Bumbá Garantido, campeão do Festival Folclórico de Parintins em 2011

foto/divulgação:

Com as cores vermelha e branca, Boi Bumbá Garantido foi fundado por Lindolfo Monteverde

Florianópolis reúne esta semana uma mostra da diversidade étnica e cultural formadora da identidade do povo brasileiro. O 11º Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), contará com a participação de grupos de dez estados brasileiros e um de Portugal, totalizando 56 atividades culturais gratuitas oferecidas ao público. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (24/08), no Largo da Alfândega, a partir das 18h, tendo como convidado o Boi Bumbá Garantido, campeão do Festival Folclórico de Parintins em 2011.

 

Na mesma noite, sobem ao palco a Tuna de Medicina do Porto, de Portugal; o Bumba meu Boi da Lua, de São Luís do Maranhão; e o grupo “Os Caipiras da Rádio Farol”, de Porto Velho, capital de Rondônia. A programação inclui ainda mostra de artesanato tradicional e pavilhão de gastronomia com culinária de referência cultural, além de palestras, lançamento de livro e diversas oficinas, funcionando diariamente a partir das 12h. A agenda completa das atividades pode ser conferida no site da FCFFC (http://portal.pmf.sc.gov.br/franklincascaes).

 

Promovido pela Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, o Encontro das Nações 2011 conta com o patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Funcultural. Tem ainda o apoio do Sesc, Tractebel Energia e Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais (SMTMT).

 

Os tons do Brasil

 

Até 27 de agosto, o público vai poder conhecer um pouco das culturas cigana, judaica, italiana, afro-brasileira, ucraniana, indígena, alemã, coreana, japonesa, polonesa e açoriana, entre outras. Participam desta edição representações dos estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Brasil, e um grupo de Portugal.

 

Entre os produtos em exposição no pavilhão do artesanato estão rendas de bilro feitas pelas artesãs do Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, redes de pesca, pêssankas, bordados ucranianos e coreanos, fuxico, produtos utilitários e decorativos feitos em palha, cerâmica, penas e sementes. O espaço conta ainda com um café e um estande com livros da editora Fundação Franklin Cascaes Publicações.

 

No pavilhão de gastronomia, o visitante poderá degustar pratos tradicionais da culinária capixaba, serrana e afro-brasileira enquanto aprecia as atrações no palco. Entre as iguarias oferecidas no cardápio estão a moqueca de peixe, feijoada, dobradinha, acarajé, churrasco e frutos do mar.

 

O 11° Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons tem como objetivo difundir crenças, danças, hábitos, costumes e folguedos folclóricos, fortalecendo as manifestações culturais que têm raízes nas tradições populares. Visa ainda contribuir para a compreensão das diversas etnias que integram a identidade cultural brasileira e para a valorização desse imenso patrimônio cultural.

 

Serviço:

 

O Quê: 11° Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons

              De 24 a 27 de agosto – Largo da Alfândega

 

Quando: quarta-feira (24/08) – 18h (Abertura)

                 De quinta-feira a sábado – a partir das 11h (palco)

                 Palestras e oficinas – a partir das 9h

 

Onde: Largo da Alfândega – Centro

          

Quanto: gratuito

 

 

 


galeria de imagens