Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

27/08/2011 - Cultura
Encontro das Nações termina neste sábado
No último dia do evento, a programação no Largo da Alfândega vai das 10h30 às 19h, com muitas atrações no palco, além de pavilhão de gastronomia com pratos da culinária regional, oficinas culturais e diversos estandes de artesanato. O evento é gratuito.

foto/divulgação:

Gastronomia e artesanato das paneleiras do Espírito Santo são atrações do evento

Quem ainda não esteve no Largo da Alfândega visitando o 11º Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons ainda tem uma oportunidade.  Neste sábado (27/08), acontecem as últimas apresentações dos grupos que participam do evento. A programação inicia às 10h30 com o desfile de moda “Renda-se aos Encantos da Renda”, que vai mostrar produtos feitos com renda de bilro produzidos por artesãs de Florianópolis, e conta ainda com música, dança, folclore, gastronomia, artesanato e oficinas culturais. A entrada é gratuita.

 

Promovido pela Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, o Encontro das Nações 2011 conta com o patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Funcultural. Tem ainda o apoio do Sesc, Tractebel Energia e Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais (SMTMT).

 

No evento, o público vai poder conhecer um pouco das culturas cigana, judaica, italiana, afro-brasileira, ucraniana, indígena, alemã, coreana, japonesa, polonesa e açoriana, entre outras, representadas por grupos dos estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Brasil, e de Portugal.

 

Diversidade Cultural

 

Neste sábado, sobem ao palco os grupos Ítalo-Brasileiro (Nova Veneza/SC), “Os Caipiras da Rádio Farol” (Porto Velho/RO), Alpino Germânico (Pomerode/SC), Sarandi Pantaneiro (Campo Grande/MS),  Grupo Folclórico Polonês Wiezy (Itaiópolis/SC), Grupo Folclórico Raízes Açorianas (Florianópolis/SC),Grupo Kadima (Porto Alegre/RS), Grupo Internacional “Os Gaúchos” (Porto Alegre/RS) e Grupo Ucraniano Kalena (Porto União/SC).

 

Entre os produtos em exposição no pavilhão do artesanato estão rendas de bilro feitas pelas artesãs do Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, redes de pesca, pêssankas, bordados ucranianos e coreanos, fuxico, produtos utilitários e decorativos feitos em palha, cerâmica, penas e sementes. O espaço conta ainda com estande do Sesc com jogos de todo o mundo e um estande com livros da editora Fundação Franklin Cascaes Publicações.

 

No pavilhão de gastronomia, o visitante poderá degustar pratos tradicionais da culinária capixaba, serrana e afro-brasileira enquanto aprecia as atrações no palco. Entre as iguarias oferecidas no cardápio estão a moqueca de peixe, feijoada, dobradinha, acarajé, churrasco e frutos do mar.

 

O 11° Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons tem como objetivo difundir crenças, danças, hábitos, costumes e folguedos folclóricos, fortalecendo as manifestações culturais que têm raízes nas tradições populares. Visa ainda contribuir para a compreensão das diversas etnias que integram a identidade cultural brasileira e para a valorização desse imenso patrimônio cultural.

 

Confira a programação

 

27/08 (Sábado)

 

10h30 – Desfile de Moda “Renda-se aos Encantos da Renda”

10h30 – Banda Olho D’água

11h30 – Grupo Ítalo-Brasileiro (Nova Veneza/SC)

12h10 – Grupo “Os Caipiras da Rádio Farol” (Porto Velho/RO)

13h20 – Grupo Folclórico Polonês Wiezy (Itaiópolis/SC)

14h – Sarandi Pantaneiro (Campo Grande/MS)

15h10 – Grupo Alpino Germânico (Pomerode/SC)

15h50 – Grupo Folclórico Raízes Açorianas (Florianópolis/SC)

16h30 – Grupo de Dança Kadima (Porto Alegre/RS)

17h40 – Grupo Internacional “Os Gaúchos” (Porto Alegre/RS)

18h50 – Grupo Ucraniano Kalena (Porto União/SC)


galeria de imagens