Fundo Municipal de Cinema

28/09/2016 - Cultura
Funcine celebra 27 anos com mostra de filmes
Com a"Mostra Armando Carreirão–Edital para que mesmo?" serão apresentados ao público 12 filmes do acervo do Funcine

foto/divulgação: Igor Pitta Simões

Filme O Gigante integra a programação

Completando 27 anos de criação, o Fundo Municipal de Cinema (Funcine) celebra o aniversário apresentando ao público algumas produções viabilizadas com recursos do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão. Serão exibidos 12 filmes selecionados em diferentes edições do edital municipal, que fazem parte do acervo audiovisual do Funcine.


A “Mostra Armando Carreirão – Edital para que mesmo?” será aberta nesta quinta-feira (29), às 19h30, com o documentário Hassis, um autorretrato imaginado - uma autobiografia inventada, dirigido por Marco Martins e Ricardo Weschenfelder, lançado em 2005. A programação da mostra acontece até sábado (1º) no cinema do Centro Integrado de Cultura, com entrada franca.

 

Além da apresentação de filmes, ocorrerão debates temáticos durante os três dias de exibições. As discussões terão como temas: Levei o Carreirão! – Valeu? (dia 29); Experimental, novos circuitos e tals... (dia 30); e Edital não resolve, mas ajuda! (dia 1º). O encerramento das atividades será no sábado (1º), com a exibição da animação O Gigante, produção lançada em 2012, com direção de Igor Marco Mesquita de Pitta Simões. Outras edições da mostra estão programadas para 6 a 8 de outubro, e para o período de 8 a 11 de dezembro.

 

A “Mostra Armando Carreirão – Edital para que mesmo?” é uma parceria do Funcine com a Setorial Audiovisual Floripa e o Curso de Cinema e Cineclube Unisul. A iniciativa busca proporcionar o debate sobre as políticas públicas para o audiovisual no município, incluindo os mecanismos de fomento e investimento. Pretende criar um espaço para diálogo com o público em geral, as instâncias e os agentes que compõem a cadeia produtiva do audiovisual local, interessados no avanço das políticas públicas para o setor, além de divulgar a memória do Funcine e da produção catarinense.

 

Reconhecido como um dos principais instrumentos de apoio à produção audiovisual em Florianópolis, o Edital Armando Carreirão foi lançado pela primeira vez em 2004 e, ao longo dessas quase três décadas, gerou mais de 40 produções em diversas categorias e estilos. Promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Funcine, o edital contempla diferentes olhares e abordagens sob os mais variados temas.

 

O Funcine

 

Atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Cultura – SeCult, o Fundo Municipal de Cinema, instituído pela Lei n° 3.252, de 18 de setembro de 1989, é um instrumento de gestão financeira, administrativamente autônomo, voltado à promoção e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual em Florianópolis.

 

A Gestão do Funcine é feita por um conselho administrativo constituído por cinco membros titulares e igual número de suplentes indicados pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD/SC), Associação Cinemateca Catarinense, Prefeitura Municipal de Florianópolis – Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversoes de Santa Catarina (SATED/SC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Todos os conselheiros têm mandato de dois anos.

 

Entre os conselheiros é eleita uma diretoria executiva composta por um presidente (Marcelo Pereira Seixas), um vice-presidente (Flávia Person) e um secretário (Lilian Schmeil). Com mandato até 2018, a atual gestão estabeleceu entre suas metas o levantamento do patrimônio do Funcine, com a catalogação e avaliação do acervo documental, audiovisual, gráfico e de equipamentos; realização de parcerias institucionais para aquisição de equipamentos de projeção e implantação de espaços de exibição e debate (cineclubes); atualização da legislação e de marcos regulatórios do Fundo, além do lançamento da nona edição do “Edital Armando Carreirão”.

 

A oitava e última edição do “Edital Armando Carreirão” ocorreu em 2014 e os resultados dos projetos deverão ser entregues até o final deste ano. Ao todo, foram habilitados 149 projetos, sendo premiadas dez propostas em quatro categorias, totalizando o investimento de R$ 310 mil.

 

A seleção dos projetos levou em conta critérios como originalidade, inovação, qualidade, objetividade e consistência da proposta, além da viabilidade técnica do orçamento apresentado. Foram premiados quatro filmes na categoria de curtametragem com duração de até 30 minutos; dois projetos na categoria diretor estreante; duas produções na modalidade desenvolvimento de roteiro de longametragem ficcional; e outros dois projetos na modalidade piloto de série de TV ou Internet.

 

Serviço:

O quê: Aniversário do Fundo Municipal de Cinema - Funcine / 27 anos

           "Mostra Armando Carreirão – Edital para que mesmo?"

Quando: 29 de setembro (quinta- feira) - das 19h30 às 22h

               30 de setembro e 1º de outubro (sexta-feira e sábado) - das 20h às 22h

Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC

            Avenida Governador Irineu Bornhausen, n° 5.600

            Agronômica – Centro – Florianópolis

            Telefone: (48) 3664-2628

Quanto: gratuito

Informações: www.pmf.sc.gov.br/entidades/funcine

Contatos: funcineflorianopolis@gmail.com

www.facebook.com/events/316961235321106/?active_tab=highlights

Telefone (48) 3324-1415 Ramal 207

Celular (48) 9663-4860 (Marcelo Seixas)


galeria de imagens