Fundo Municipal de Cinema

home >

Cine Pitangueira

 

O Cine Pitangueira é parte do Programa Cine Mais Cultura, lançado pelo Ministério da Cultura para difusão do cinema nacional e formação de público. O cineclube nasceu em 2009 de um projeto anterior da Cinemateca Catarinense, denominado Cine Maciço, que realizava exibições itinerantes na comunidade do Mont Serrat, no centro da Capital.

 

A proposta foi readequada pelas dificuldades em garantir exibições regulares no formato itinerante e, em julho de 2010, passou a realizar exibições fixas na Casa das Máquinas, no Casarão da Lagoa da Conceição.

 

Foi nesse mesmo período que a Cinemateca Catarinense firmou parceria com o Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis – Funcine –  para garantir a realização do cineclube.

 

A projeção é em formato digital, DVD, num telão de 3mx3m  com sessões semanais, sempre às terças-feiras. Diferentes genêros, formatos e linguagens são apresentados e explorados e a programação segue uma temática mensal, não excludente, já que o Cine Pitangueira cumpre seu papel de janela de distribuição de filmes nacionais.

 

Além dos títulos disponibilizados pela Programadora Brasil, a equipe curadora segue pesquisa criteriosa, com foco na produção independente local e de outros estados do país (de improvável exibição nas salas de cinema convencionais), garantindo o acesso do público de Florianópolis a produções nacionais de bons conteúdos e propiciando o contato e a compreensão das características culturais específicas de cada região.

 

A coordenação do  Cine Pitangueira é da Cinemateca Catarinense ABD/SC, numa realizalação do Funcine. A produção é realizada por Natália Poli e Reno Caramori. 

 

O Cine Pitangueira já atingiu um público de mais de 1.500 pessoas, contabilizado nas mais de 100 sessões realizadas.

 

Maiores Informações com a Cinemateca Catarinense:

Fone: (48)3224.7239

Site: http://www.cinematecacatarinense.org/

Galeria de Imagens