Fundo Municipal de Cinema

home >

O Funcine

 

O Fundo Municipal de Cinema – Funcine, instituído pela Lei n° 3252, de 18 de setembro de 1989, é um Instrumento de Gestão voltado à promoção e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual no âmbito do Município de Florianópolis.

 

Gerido por um Conselho Administrativo, o Funcine é constituído por cinco membros titulares e igual número de suplentes indicados pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD/SC), Associação Cinemateca Catarinense, Prefeitura Municipal de Florianópolis – Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversoes de Santa Catarina (SATED/SC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Dentre os membros do Conselho Administrativo é eleita uma Diretoria Executiva composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário. O mandato dos membros do Conselho Administrativo e da Diretoria Executiva é de dois anos.

 

Para o cumprimento de seus objetivos, o Funcine planeja e implementa programas e projetos; disponibiliza por cessão temporária equipamentos para produção audiovisual; realiza eventos de formação para capacitação de profissionais e iniciantes, bem como, de eventos de divulgação como mostras e festivais. Além disso, o Fundo Municipal de Cinema firma contratos e convênios para a preservação e pesquisa do audiovisual, zela pela memória do audiovisual e de seu acervo com manutenção de copias de produções audiovisuais, incentiva o cineclubismo, entre outras ações.

 

Por suas ações desenvolvidas, o Funcine constitui-se como o principal instrumento de fomento para a atividade do audiovisual do Município e do Estado de Santa Catarina. Dentre as políticas implementadas junto ao setor merece destaque o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão que, desde sua criação, tem realizado patrocínio direto à cadeia produtiva do audiovisual, por meio de edital publico.

 

Este mecanismo democrático de acesso a recursos públicos proporcionou a realização de dezenas de audiovisuais (especialmente curta-metragens nas categorias ficção, documentário, animação, pilotos de obras seriadas, desenvolvimento de roteiros, entre outros segmentos, cujos produtos são incorporados ao acervo audiovisual do Fundo Municipal de Cinema.

 

E-mail Alternativo: funcineflorianopolis@gmail.com