Fundo Municipal de Cinema

home >

VIII Prêmio Funcine Armando Carreirão

 

 

Consulte o resultado da análise documental dos projetos selecionados

Os recursos administrativos poderão ser enviados para o email do Funcine até o dia 24 de novembro de 2014. O modelo de recurso encontra-se nos arquivos anexos desta página. 

Os projetos suplentes deverão enviar a documentação exigida no item 6.2 do Edital até o dia 4 de dezembro de 2014.  

 

 

PROJETOS CONTEMPLADOS PELO EDITAL FUNCINE Nº 001/2014

VIII PRÊMIO FUNCINE DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL “ARMANDO CARREIRÃO”- 2014

 

Categoria 01 - Curta-Metragem

 

1o. Colocado

CASCAES DOCUMENTARISTA

ID 1260

Proponente: José Rafael Mamigonian

Sinopse: Franklin Cascaes, o mais importante folclorista de Santa Catarina, registrou em escritos, desenhos e esculturas as atividades cotidianas, o imaginário e os saberes populares em Florianópolis e no litoral catarinense. Com o passar do tempo, ele passou a utilizar em suas pesquisas um gravador portátil, tendo registrado em áudio músicas, procissões e entrevistas nas localidades que visitava. A partir deste material inteiramente inédito e do vasto arquivo iconográfico deixado pelo artista – cadernos de pesquisa, esboços de obras, anotações e desenhos variados – estrutura-se este documentário que busca, a partir da preciosidade destes registros, revelar a essência do gesto criativo e do afeto missionário de Franklin Cascaes em prol da cultura de matriz açoriana no estado.



2o. Colocado

Pulsões

ID 1102

Proponente: Patricia Yanner Briggiler

Sinopse: O Homem-pássaro carrega seu instrumento, um caça-borboletas, que “pesca” do céu do ambiente estranhamente imenso um pacote de peixe. O Homem-pássaro caminha, sobe numa cadeira em meio ao nada, tira do bolso recortes de papel e os segura, no alto, contra um vento violento. O Homem-com-asas parece desejar voar, mas cai do precipício e se espatifa como uma rocha no chão. Peixes amarrados no fundo do mar flutuam como pipas e, quando são libertos, não param de subir, atravessando a linha de superfície da água e alcançando o céu. O Homem-com-asas, que flutua sobre uma massa de insetos, é retirado de cena por uma pinça gigante.



3o. Colocado

A Cidade dos Anões

ID 1202

Proponente: Rodrigo José Brasil Silva

Sinopse Numa pequena cidade do interior, um garoto, João, descobre as belezas e vicissitudes da vida. Enquanto cria uma relação peculiar com as andorinhas, ele é perseguido por uma sociedade secreta de anões, que lhe vigiam todos os passos. Após uma infância atormentada por um ambiente opressor e fantasmas reais e imaginários, ele se torna um adolescente rebelde, mergulhado no álcool e nas drogas. Vive uma profunda crise existencial, e chega a flertar com a morte. Até que lhe ocorre algo mágico e inusitado, que poderá mudar o rumo de sua vida.

 

4o. Colocado

Bar da Noite

ID 1055

Proponente: Marina Moros

Sinopse: O documentário conta a história do programa de rádio Bar da Noite, popular na Florianópolis dos anos 50, e de uma cidade ainda provinciana que tem seus espaços de sociabilidade noturna atravessados pelas transmissões radiofônicas e a importação de jornalistas e fazeres do Rio de Janeiro.



1o. Suplente

O Dia

ID 1098

Proponente: Rodrigo Amboni

 

2o. Suplente

O Pássaro e o Lobo

ID 1072

Proponente Alexandre Linck Vargas

 

3o. Suplente

Xisto

ID 1178

Proponente: Letícia Kapper da Silva

 

4o. Suplente

Encontros: Dançar o Som Interior

ID 1151

Proponente: Ramon Atanásio dos Santos

 

Categoria 02 - Curta-metragem Diretor Estreante

 

1o. Colocado

Meu Tio que Me Disse

ID 1160

Proponente Karina Judith Abreu

Sinopse: Tatiana é uma menina muito curiosa e está intrigada com o fato de toda a cidade estar eufórica com a data de Natal. Numa manhã de dezembro, sua mãe se depara com a pergunta que ela um dia teria a certeza que viria: Papai Noel existe mesmo? A partir da resposta da mãe, a “pergunta” vai ao quintal brincar com os amigos dela, que respondem com muita imaginação.


2o. Colocado

Tubérculos

ID 1258

Proponente: Luiz Renato Sigolo Barz

Sinopse: Fred encontra-se envolto em conspiração: ameaças nucleares, transmissões misteriosas, e as batatas que crescem no meio do asfalto. Os limites de sua realidade tornam-se incertos, de acordo com que o homem de meia idade se vê em uma trama de paranoia especulativa cuja única saída é o abandono da civilização e a construção de um abrigo subterrâneo no meio da floresta mais isolada.



1o. Suplente

Trepa-trepa

ID 1240

Proponente Gustavo Prates Mendes de Aguiar



2o. Suplente

Serrinha: aqui vivemos, aqui sonhamos

ID 1292

Proponente: João Arthur Emmerich da Silva

 

Categoria 03 - Desenvolvimento de Roteiro de Longa-metragem

 

1o. Colocado

Alberto não para de escrever cartas

ID 1188

Proponente Adriane Canan

Sinopse: ALBERTO e ANINHA conheceram-se no alto do Castelo de São Jorge, em Lisboa, capital portuguesa, num final de tarde de um dia ensolarado de abril. Foi uma coincidência os dois estarem ali, no mesmo momento, olhando o rio Tejo lá do alto da colina que sustenta o castelo. Aninha, brasileira, recém chegada ao país como turista, 30 anos. Fazia poucas horas que chegara a Lisboa. Ele, um português da gema, aposentado, mais de 70, viúvo há pouco tempo. A conversa se estendeu por cinco horas e a amizade, forjou-se para o sempre. Ela voltou ao Brasil dias depois, foi traída, separou-se. Mudou-se de cidade várias vezes. Amou de novo, separou de novo. Criou uma filha sozinha. Ele nunca mais parou de lhe escrever cartas, todos os meses, contando toda sua história: da infância curiosa sob a vigilância da ditadura de Salazar, dos amores que teve, das coisas que fez, de como via o Brasil a partir do olhar português. Escrevia da vergonha que sentia da exploração que vinha desde os tempos em que o Brasil era colônia de seu país. A primeira carta que ele mandou tinha linhas em formato de ondas: sugeriu que, se ela quisesse navegar, já teria mar. A partir daí, o mar que os separava tornou-se o caminho da amizade. Ela lhe confidenciava segredos, tristezas e pequenas alegrias: trechos de roteiros, de poemas. Eles só se viram uma vez na vida, e já fazia mais de uma década, mas não queriam mais perder um ao outro. Agora eles vão se reencontrar.



2o. Colocado

Mateus e os fantasmas do teatro

ID 1110

Proponente Malcon Jean Bauer

Sinopse: Mateus é um garoto de 11 anos que não tem amigos e é hostilizado pelos colegas. Quando é obrigado a fazer um trabalho em grupo sobre os teatros da cidade, sua vida sofre uma grande reviravolta. Mateus conhece Pedro, jovem fantasma de um dos teatros que está treinando para se tornar uma “assombração oficial”. Juntos, o menino e o fantasminha irão viver uma grande aventura e criar um laço de amizade que poderá afetar tanto o mundo dos vivos quanto o mundo dos mortos.


1o. Suplente

Ultramirabilis

ID 1208

Proponente: Gabriel Felipe Horbatiuk Dutra

 

2o. Suplente

A Cartilagem

ID 1071

Proponente: Renato Alécio Turnes

 

Categoria 04 - Piloto de Série de TV

 

1o. Colocado

Crisálida

ID 1133

Proponente: ALESSANDRA DA ROSA PINHO

Sinopse: Um adolescente surdo que sempre conviveu entre ouvintes, transforma sua relação com o mundo ao descobrir sua identidade surda e ter acesso a sua verdadeira cultura.

 

2o. Colocado

A Ilha dos Piratas

ID 1279

Proponente: ALCIDES JOSE DUTRA

Sinopse:“A Ilha dos Piratas” é um projeto de piloto da série documental “Horizonte Azul”, que apresenta o comportamento singular de seus personagens e trata sobre questões ambientais relacionadas ao ecossistema marinho.

 

1o. Suplente

Tardes da Noite

ID 1060

Proponente: Raquel Stupp

 

2o. Suplente

Conte-me uma história

ID 1253

Proponente: Eliana Cristina de Melo MacLeay

 

 

Corpo de Jurados:


Natara Ney

Formada em jornalismo pela PUC-PE e cursou Teoria da Montagem na Universidade de Brasília. Dentre as montagens que realizou, pode-se destacar filmes como “Desenrola”, “ Feminices”, “Separações” e “A Máquina”. Em 2006, cria a Arrudeia Filmes, na qual editou os filmes “ Porraloukinhas”, “ Juventude”, “ O Mistério do Samba”, dentre outros. Em 2010, faz a direção de seu primeiro filme cujo roteiro também é de sua autoria, intitulado “Um Outro Ensaio”, o curta metragem foi eleito melhor curta-metragem pelo júri popular do 1o Festival CineAmor, Festival do Rio 2010, 39a Festival de Gramado e 11a Goiânia Mostra Curtas


Rodrigo Fonseca

Crítico de cinema, produtor editorial e roteirista, Rodrigo Fonseca é roteirista da TV GLOBO, onde trabalha como redator do programa "Encontro com Fátima Bernardes". Foi também analista de dramaturgia na emissora. Escreve para o jornal O GLOBO, no Brasil, e para a revista portuguesa Metrópolis. Pelo GLOBO, cobriu o Festival de Cannes sete vezes. É o curador do Cine PE - Festival de Cinema de Pernambuco. É o redator do programa Cone Sul do Canal Brasil. É Professor de História do Cinema Brasileiro na Escola Darcy Ribeiro desde 2013. Foi jurado do Festival My French Film Festival da Unifrance em 2012. É autor dos livros de ensaio/ reportagem "Meu compadre cinema - Sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos" (2005) e "Cinco mais cinco - Os melhores filmes em bilheteria e crítica" (2007), com Carlos Diegues e Luiz Carlos Merten. Publicou ainda o romance "Como era triste a chinesa de Godard" (2011). Como dramaturgo, teve dois textos encenados: esquetes de "Anticomtemporâneo" (2008) e "Encontros impossíveis" (2013). Trabalhou como ator nos filmes "Flerte", "Paixão & Virtude", "Deuses e titãs", "Zan" e "Paredes brancas".  Ministra palestras e debates no Cine Joia - RJ.

Thiago Brandimarte Mendonça

Diretor, roteirista e dramaturgo. Recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais por seus filmes. Estreou no cinema em 2008 com Minami em Close-up - a Boca em revista, prêmio de melhor direção no festival de Brasília. Em 2009 dirigiu o documentário para TV Santa Efigênia e seus pecados e co-dirigiu com Adirley Queirós o filme Fora de Campo (docTV). Foi roteirista dos dois trabalhos seguintes de Adirley (Dias de Greve e A cidade é uma só?). Atua também como crítico de cinema e música. É integrante do coletivo Zagaia. No teatro estreou como dramaturgo junto ao grupo Folias em 2010. Atualmente é diretor do grupo teatral Cia do Terror. Em 2012 dirigiu os premiados curtas A Guerra dos Gibis e Piove, il film di Pio e o documentário O Salto de Adhemar para a ESPN. Em 2013 dirigiu o premiado O canto da lona. Em 2014 prepara o lançamento do documentário Entremundo e dirige o longa de  ficção Jovens Infelizes.

André Dib

Crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine, colaborador na empresa Revista Continente, Revista Outros Críticos e com o site do Instituto Goethe no Brasil. Atua como curador e consultor de festivais de cinema

Gui Campos

Gui Campos é cineasta e músico. Com mestrado em audiovisual pela Universidad Antonio de Nebrija - Madrid, transita pelas áreas de direção, fotografia, montagem, roteiro e produção executiva. Já escreveu e dirigiu diversos curta-metragens, premiados nos principais festivais do país.

 

 

 

 

Consulte o edital completo nesta página 

Consulte a lista de projetos habilitados 

Galeria de Imagens