Fundo Municipal de Cinema

28/11/2013 - Cultura
Ensaio, de Tânia Lamarca, entra em cartaz nos cinemas
Filme da diretora catarinense entrelaça dança, dramaturgia e cinema

foto/divulgação: Cristiano Prim

Bruno Cezario e Lavinia Bizzotto, em cena de Ensaio, de Tânia Lamarca

Entrelaçar dança, dramaturgia e cinema foi o maior desafio da cineasta Tânia Lamarca, que apresenta, a partir desta sexta-feira (29), nas telonas do Brasil, seu terceiro longa-metragem, Ensaio – O amor não diz se é para sempre. A trama é intensa, artística e existencial, trata de relações pessoais, de escolhas e de amores raros.

Ensaio, que conquistou o público no último Festival do Rio, é protagonizado por dois bailarinos. A história se desenvolve durante os ensaios de um espetáculo de dança sobre a heroína Anita Garibaldi e tem como protagonistas dois renomados bailarinos brasileiros, que fazem sua estreia como atores no cinema: Lavinia Bizzotto (Eva/Anita) e Bruno Cezario (Daniel/Garibaldi). Além deles, o elenco tem a participação especial de Ingra Liberato (Ana) e de mais três atores catarinenses: Chico Caprario (Caio), Antônio Cunha (Rodolpho) e Renato Turnes (Baldina).

O drama é focado na bailarina Eva (Lavínia Bizzotto) que está muito perto de realizar seu sonho: dançar a história de Anita Garibaldi.  Apesar da chance profissional, Eva se vê perturbada por uma paixão secreta pelo bailarino argentino Daniel que interpreta Garibaldi (Bruno Cezario). Ensaio mergulha fundo nos bastidores desse espetáculo, e esmiúça todas as relações existentes entre os integrantes da companhia, trazendo à tona sentimentos de amor, inveja, arrependimento e obsessão.

 Para imprimir o ar intimista que pedia o roteiro, Tânia evitou a paisagem ensolarada e turística de Florianópolis, optando por filmagens em dias frios, de inverno gelado, de vento Sul, batendo nos costões da Ilha de Santa Catarina. – “Sou apaixonada pela alma do inverno catarinense, o conheço muito bem, nossas personagens são invernais e não heróis ensolarados”, revela a diretora.

A direção de arte traz cenários, figurinos e objetos de cena propositalmente despojados. A trama evita detalhar o passado e especular sobre o futuro dos personagens e prioriza o aspecto existencial de cada um deles.  “Trabalhamos sempre focados em evitar o explícito. Dança, música e dramaturgia tinham que se permear, numa sutil configuração, pois a história delicadamente não se interessa em justificar isso ou aquilo. O filme é a vida acontecendo, se movimentando, tão-somente", diz Tânia.

O argumento de “Ensaio” foi premiado em edital para desenvolvimento de roteiro da Secretaria do Audiovisual/MinC (2006) e o projeto foi vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema (2008). O filme foi rodado em 2010 e finalizado 2012.

 

FANPAGE DO FILME NO FACEBOOK https://www.facebook.com/filmeensaio

IMAGEM FILMES http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=103937&titulo=ensaio

TRAILER
http://www.youtube.com/watch?v=OxcFPK9RN3A