Gabinete do Prefeito

21/05/2020 - Gabinete
Prefeitura notifica agência reguladora para que determine desconto na fatura de esgoto dos moradores da Lagoa
Pedido foi feito após constatação do extravasamento da rede elevatória de esgoto da CASAN no Leste da Ilha

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Prefeitura notifica agência reguladora para que determine desconto na fatura de esgoto dos moradores da Lagoa

Em notificação extrajudicial expedida nesta quinta-feira, 21 de maio, o prefeito Gean Loureiro solicitou que a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) determine o desconto de 50% na cobrança de esgoto, realizada pela Casan, durante os próximos 90 dias, aos moradores atendidos pelo Sistema de Esgoto da Lagoa da Conceição. Os outros 50% deverão ser utilizados pela Casan para implantar o programa “Trato de saneamento pela Lagoa”, nos moldes do “Trato pelo Capivari” já realizado nos Ingleses.

“Se houve falha em um serviço pago pelos moradores, é justo que recebam um ressarcimento em forma de desconto. Mais do que isso, queremos uma resposta rápida para a Lagoa da Conceição aumentando ainda mais a fiscalização em ligações irregulares”, explicou o prefeito.

O pedido se dá em razão dos extravasamentos da rede elevatória de esgoto da Casan na lagoa, identificados em vistoria técnica realizada na manhã desta terça-feira pela Blitz Sanear, formada por fiscais e técnicos da da Secretaria de Infraestrutura, FLORAM, Vigilância Sanitária, Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari.

Testes com corantes identificaram problema

Nesta quarta, a Prefeitura de Florianópolis também autuou a Companhia de Água e Saneamento em 3,2 milhões por crime ambiental. Testes com corantes foram feitos em dois pontos na região central do bairro, e os dois apontaram a contaminação da lagoa, ocasionada por falha na operação do sistema e consequentemente, o lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial.