Gabinete do Prefeito

03/07/2020 - Saúde
Em Florianópolis, sistema de check in por QR Code contabiliza mais de 300 mil registros

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Em Florianópolis, sistema de check in por QR Code contabiliza mais de 300 mil registros

Com a nova obrigatoriedade de disponibilização de QR Code para check in shoppings, galerias comerciais e academias, a plataforma contabilizou 80 mil registros em quatro dias de vigência. Em relação ao transporte coletivo, que também conta com a ferramenta para identificar, contatar e monitorar a saúde de todos os usuários que possam ter tido contato com algum caso positivo para a Covid-19 em determinada linha, horário e veículo, a adesão também é positiva.


Após queda nos check ins, um novo aumento foi percebido. Um levantamento parcial, de até às 18h desta sexta-feira, 03/07, do check in dos ônibus, soma pouco mais de 20 mil checkins. Com isso, nesses primeiros 13 dias do transporte coletivo, temos até o momento, 218 mil registros.
No total, somando os checkins do shoppings, galerias comerciais, academias e transporte coletivo, a plataforma contabiliza 318 mil registros. A adesão dos clientes e passageiros ao check in por QR Code é opcional mas é recomendada pela administração municipal, já que ajuda a mapear possíveis transmissões da Covid-19 nesses ambientes.


Como os estabelecimentos podem aderir à plataforma 
Para utilizar o check in, as empresas devem gerar um QR Code na plataforma online. Não são aceitos dados obtidos por outros QR Codes ligados à outros sistemas, que não seja o da Smart Tour, a empresa que gerencia o sistema em parceria com a Prefeitura de Florianópolis.

Para gerar o QR Code de Rastreamento de Contatos Smart Tracking para o estabelecimento comercial, basta acessar o link https://smarttourbrasil.com.br/smart-tracking-qrcode e preencher o cadastro com os dados solicitados. Em seguida, já é possível fazer o download do QR Code gerado. A imagem deve ser impressa colorida. Após isso, o cartaz deve ser fixado na entrada do estabelecimento.


Realizando o check in do transporte coletivo
Para fazer o check in a cada viagem, é necessário realizar um breve cadastro apenas uma vez. São duas formas: pelo site www.covidometrofloripa.com.br ou no próprio ônibus, por meio de um QR Code em um painel que estará próximo do validador de cartões. Basta apontar a câmera para o código, aguardar o reconhecimento, passar a catraca e concluir o cadastro. Feito isso, basta apontar a cãmera no QR code sempre que utilizar o transporte coletivo. É opcional e é garantido o sigilo e anonimato dos dados.