Gabinete do Prefeito

14/07/2020 - Governo
Prefeitura de Florianópolis recebe resultado da Gincana Energética

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Prefeitura de Florianópolis recebe resultado da Gincana Energética

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria da Casa Civil, recebeu, no dia 24 de junho, um ofício com o resultado da Gincana Energética, feita em março deste ano. A gincana faz parte do Projeto Cidades Eficientes, que possui apoio do Instituto Clima e Sociedade, e teve como finalidade avaliar o gasto energético de dois edifícios municipais administrativos: do IPUF/SMDU/FLORAM localizado na R. Felipe Schmidt, 1320, e o Edifício Aldo Beck, na Rua Conselheiro Mafra, 656. 


Além disso, a realização da atividade foi baseada na metodologia proposta pela EnergyTreasureHunt, atividade desenvolvida pelo Departamento de Energia e a Agência de Proteção Ambiental do governo dos Estados Unidos da América. Dentro dessa ação, ocupantes dos dois edifícios (servidores da PMF), especialistas e a equipe do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS, buscaram encontrar estratégias de eficiência de baixo e zero custo, e também identificar oportunidades de investimentos com altos retornos.  


Como principal sugestão está a implantação de um setor que monitore, de forma integrada, o consumo energético dos edifícios municipais. Há oportunidades de maior eficiência, economias financeiras significativas, sinergias operacionais e ganhos que podem ser estabelecidos, o que economizaria mais de R$600 mil anualmente e demarcaria Florianópolis como uma cidade ambientalmente consciente.


As medidas que já podem ser tomadas em ambos os prédios incluem gerenciar a manutenção dos equipamentos de ar condicionado e o ajuste dos seus controles de temperatura, troca de iluminação para uso de LED com sensores e incentivar os usuários a serem mais conscientes sobre o consumo energético.


“A Prefeitura de Florianópolis com certeza será beneficiada por esses levantamentos e investirá em programas de eficiência energética, a exemplo da própria Secretaria de Educação, que participa do Programa de Eficiência Energética da CELESC”, afirma o superintendente de Assuntos Internacionais, Piter Santana.