Guarda Municipal de Florianópolis

13/12/2017 - Fiscalização
Operação Floripa Legal retoma o espaço público no Centro da cidade

foto/divulgação: Divulgação GMF

Operação Floripa Legal retoma o espaço público no Centro da cidade

Desde esta segunda-feira (11), o Centro Histórico está com a presença constante da Guarda Municipal e com os calçadões livres e sem ambulantes ilegais pelas ruas. A ação, coordenada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio do Conselho Municipal de Combate à Pirataria, faz parte da Operação Floripa Legal e busca combater o comércio ilegal e irregular em toda a cidade.

 

O primeiro dia da ação contou com a presença de aproximadamente 30 Guardas Municipais, fiscais da SUSP (Superintendência de Serviços Públicos), além da Polícia Militar, CDL, IMEP e CECOP. As viaturas da Guarda Municipal estão em pontos estratégicos e as motos fazem rondas constantes em toda área central.

 

De acordo com a Secretária de Segurança Pública, Maryanne Mattos, a ação facilita o tráfego das pessoas pelas ruas do Centro e ainda valoriza os comerciantes, que pagam seus impostos e que têm nota fiscal do produto. "O objetivo não é o confronto com os ambulantes, mas sim manter, daqui para frente, a ordem na cidade com mais rondas efetivas na área central", acrescenta a comandante.

 

A abordagem dos agentes da Guarda Municipal aos ambulantes tem sido feita não somente nas ruas, como também dentro dos terminais de ônibus, praças e áreas comerciais ao longo do ano. Segundo o prefeito Gean Loureiro, o objetivo é intensificar a fiscalização agora durante a temporada para retomar a ordem pública e a legalidade no município. Em paralelo à fiscalização no centro, há equipes também nos balneários da cidade.