Guarda Municipal de Florianópolis

25/11/2016 - Segurança
GMF divulga vencedores de concurso de trânsito
Em sua 11ª edição, projeto incentiva educação no transito com seleção de desenho e redação

foto/divulgação: Mauro Isaque

Crianças foram premiadas

O concurso que está em sua 11º edição e envolveu mais de nove mil alunos de 36 escolas da rede pública municipal terá os primeiros colocados divulgados na próxima segunda-feira (28).

 

A seleção de desenho e redação, promovido pelo Setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis, já faz parte do calendário oficial da cidade e é resultado de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. 

 

Por meio de palestras, teatros de fantoche nas escolas o setor de educação da Guarda Municipal de Florianópolis incentiva a conscientização das crianças. O objetivo é formar futuros motoristas, mais conscientes, em relação ao trânsito.

 

Neste ano, com o tema “Meu trajeto até escola”, crianças do 1º ao 3º ano retrataram a sua realidade em desenhos que destacavam as caraterísticas do percurso feito diariamente. Já alunos do 4º e 5º ano descreveram em um conto, histórias associadas ao trajeto. O resultado surpreendeu os organizadores.

 

O grande número de trabalhos feitos demandou uma intensa seleção por meio da comissão de avaliação que envolveu professores, diretores e guardas municipais. Participaram da comissão técnica a professora de língua portuguesa, Letícia Muza e de artes visuais, Waleska Franceschi, ambas da rede municipal de educação.  Para etapa final, 15 trabalhos foram selecionados, onde os ganhadores serão conhecidos durante a solenidade de premiação.  

 

“O concurso é o resultado do trabalho que realizamos nas escolas. São dezenas de palestras, apresentações de teatro e discussões sobre a importância da educação para o trânsito. Ao longo destes 11 anos, muitos dos nossos alunos já se tornaram condutores de veículos. Nosso objetivo é sensibilizar os educandos quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade no ato de transitar tendo como respaldo a aquisição de valores, posturas e atitudes na conquista de um ambiente solidário e pacífico entre os indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor a vida, solidariedade e respeito ao próximo”, avalia Karina Schimitt, colaboradora do setor.

 

 

Escolas Finalistas:

EBM Adotiva Liberato Valentim, Costeira

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, Campeche  

EBM Virgílio dos Reis Várzea, Canasvieiras

EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino, Ingleses

EBM José Jacinto Cardoso, Serrinha

EBM Beatriz de Souza Brito, Pantanal

EBM João Francisco Garcêz, Canto da Lagoa

EBM Professor Anísio Teixeira, Costeira

EBM João Gonçalves Pinheiro, Rio Tavares

EBM Antônio Paschoal Apóstolo, Rio Vermelho

 

Serviço: 

 

O quê: XI Concurso de Desenho e Redação promovido pelo Setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis

Quando: 28 de novembro, 15h

Onde: Auditório da GMF, rua Capitão Euclides de Castro, nº 236 - Coqueiros 


galeria de imagens