Guarda Municipal de Florianópolis

01/12/2016 - Segurança
Projeto Boxe na Escola forma novos atletas
Guarda Municipal de Florianópolis apoia iniciativa que dá oportunidade a jovens de comunidades carentes

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Atletas receberam certificados

Cerca de 100 novos atletas mirins foram graduados no encerramento das aulas de boxe. A solenidade ocorreu na noite de quarta-feira (30) e contou com a presença de familiares e autoridades. 

 

Crianças e adolescentes fazem parte do projeto que conta com o apoio da Guarda Municipal e atende alunos de escolas públicas em comunidades carentes da Grande Florianópolis.

 

O coordenador do projeto, GMF Deniz Malagueta, enfatiza que o projeto vai além das aulas no ringue; por meio do esporte, as crianças têm a oportunidade de um futuro longe das drogas e mais perto da educação e disciplina.

 

“Sou muito grato ao esporte. Se não fosse pelo boxe, não estaria aqui hoje. Fui uma criança revoltada e tive a chance de aprender a buscar outros caminhos. Me dedico a este projeto como uma forma de retribuição pelo que o esporte fez por mim. Por isso esse projeto se chama Oportunidade”, disse o coordenador.

 

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Segurança e Gestão de Trânsito, José Paulo Rubim Rodrigues, o diretor da Defesa Civil, José Cordeiro Neto, e o diretor da Guarda Municipal, Alex Silveira. Maryanne de Mattos representou o futuro prefeito de Florianópolis na solenidade.

 

O secretário Rubim destacou a importância do papel social desenvolvido com o projeto. “Vejo com orgulho o trabalho feito com estas crianças vindas de comunidades carentes, com a oportunidade de torná-los individuos mais socializados e politizados por meio do esporte. A maior causa da perda humana hoje são as drogas e esta é uma oportunidade de seguir pelo outro caminho.”

 

Os formandos representam as três escolas atendidas pelo projeto: E.B.M. Carvalhal, no bairro de Coqueiros, E.B.M. Adotiva Liberato Bitencourt, na Costeira, e Escola Básica Municipal Padre João Alfredo Rohr, no Córrego Grande.   De acordo com o professor Deniz Malagueta, a expectativa é para os próximos anos expandir o projeto para todas as escolas da rede municipal de Florianópolis.

 

Superação e luta por meio do esporte


O professor Deniz Malagueta, 33 anos, nasceu em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Caçula de nove irmãos, cresceu em meio às dificuldades financeiras e adversidades da vida. 

 

Ainda adolescente, já trabalhava em uma plantação de verduras para o Ceasa e nas poucas horas vagas sonhava em ser um lutador.  

 

“E eu sempre tive uma predisposição pra luta, assistia filmes e treinava movimentos com os meus amiguinhos. Era tímido e sempre calado, sentia uma revolta e não tinha o controle das minhas ações que sempre acabavam em brigas na rua, na escola e até mesmo em casa”, contou.

 

Por causa do temperamento agressivo, Malagueta parou os estudos aos 14 anos, quando foi trabalhar pesado em um serviço braçal. 

 

Mas foi logo depois, por meio do esporte - primeiro a capoeira e depois finalmente o boxe - que Malagueta viu um mundo de novas oportunidades surgirem a sua frente.

 

“Aprendi a ter disciplina, a controlar a ansiedade, me senti mais importante, as pessoas me admiravam, foi um diferencial pra mim. Resolvi voltar a estudar, completei o ensino fundamental e o médio no CEJA. Hoje sou funcionário público, com nível superior completo, pós-graduação e estou concluindo outra graduação em Educação Física. Tudo isso só foi possível por meio do esporte.”

 

Por todas as mudanças que conseguiu realizar na sua vida, Malagueta se dedica hoje ao projeto Boxe na Escola, que começou em 2010, na garagem de sua casa. 

 

Em 2014, o projeto ganhou força com o apoio da Guarda Municipal e atualmente atende em média cerca de 150 crianças por ano.  


galeria de imagens