Guarda Municipal de Florianópolis

08/12/2016 - Segurança
Vendaval: Defesa Civil comanda força-tarefa
O número 199, central de atendimento de emergência, contabiliza 1.500 ligações

foto/divulgação: Mônica Foltran

Dados são atualizados diariamente

Quatro dias depois do ciclone que atingiu a cidade, a Defesa Civil de Florianópolis continua trabalhando intensamente na recuperação dos danos. Uma força-tarefa com 17 equipes trabalha na limpeza de ruas, atendimento à população desalojada e na remoção de árvores - sob a coordenação do Corpo de Bombeiros.

 

O número 199, central de atendimentos de emergência, contabiliza 1.500 ligações recebidas e o 193 (Cobom) totalizou, desde domingo, 704 pedidos de corte de árvore.

 

A Defesa Civil estima que 250 mil pessoas foram atingidas e 835 desalojadas, sendo que em torno de 400 ainda devem estar na casa de parentes e amigos, principalmente por falta de energia elétrica. De acordo com a Celesc, nesta manhã de quinta-feira cerca de 1.600 unidades consumidoras continuavam registrando falta de luz.

 

O ciclone, com ventos de até 118km/h, atingiu a cidade na madrugada do último domingo (4), deixando duas pessoas feridas. As regiões mais prejudicadas pelo vendaval foram Sul e Leste da Ilha de Santa Catarina. A falta de energia elétrica (por causa da queda de postes), destelhamento de casas e queda de árvore foram os principais problemas constatados pelas equipes.

 

Como proceder em casos de emergência


A Defesa Civil orienta a população que pedidos de cortes de árvores sejam direcionados ao número 193, do Corpo de Bombeiros. Para emergências, o número é 199, da Defesa Civil de Florianópolis.

 

Situação atualizada entre domingo (4) e quinta-feira (8):

 

Força-tarefa para recuperação da cidade: 17 equipes, 105 homens

 

Pessoas atingidas: 250 mil

 

Chamados e orientações pelo  199: 1.500 ligações

 

Vistorias registradas para análise emergencial:  450

 

Vistorias atendidas: 200

 

Vistorias na fila de espera: 250

 

Pedidos de corte de árvore (Corpo de Bombeiros):704

 

Cortes de árvores realizados: 408

 

Cortes de árvore na fila de espera: 301

 

Desalojados: 835 (estima-se que 400 ainda estejam na casa de parentes e amigos)

 

Desabrigados: 00

 

Feridos: 02

 

Unidades consumidoras que registraram falta de luz no dia 04/12: 170 mil

 

Unidades consumidoras sem energia elétrica (às 11h do dia 08/12): 1.631

 

Unidades de saúde atingidas: 12

 

Escolas municipais atingidas: 33

 

CRAS atingidos: 03

 

A Defesa Civil ainda aguarda o levantamento dos prejuízos econômicos que está sendo feito pelas entidades comerciais como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).

 

 Previsão do tempo


Na sexta-feira (9), condição de chuva especialmente no período da tarde e noite. Previsão de acumulado 30 a 50 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante do Estado, chuva com menor intensidade e volume.

 

No sábado (10), a chuva persiste em SC, moderada a forte na madrugada e manhã, e com maior acumulado novamente no norte do Estado (40 a 60 mm em média).

 

Durante esses dias, há condições de temporais localizados, raios, rajadas de vento e granizo, sobretudo no Oeste e Norte do Estado, por influência de um cavado (região de convergência de ventos).

 

Apesar de se tratar de um Aviso Meteorológico para SC, não tem nada a ver com o ocorrido em Florianópolis e região na última madrugada de domingo.


Recomendações:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água.

 

Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e evite dirigir em lugares alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.


galeria de imagens