IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

07/10/2014 - Oportunidade
Regularização do cultivo de ostras terá seminário
Série de palestras durante a Fenaostra devem abordar a ocupação ordenada das áreas de maricultura

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Áreas de cultivo serão tema de seminário

Mais do que uma festa que atrai turistas do Brasil inteiro, que desejam saborear os encantos da gastronomia à base de ostras produzidas no Estado, a 15ª Fenaostra irá reunir produtores de ostras de Santa Catarina no Seminário Estadual sobre a Ocupação Ordenada das Áreas Aquícolas Marinhas. 

Promovido pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), o seminário será realizado no dia 8 de outubro, abrindo a  15ª edição da feira e é a etapa final deste longo trabalho que mobilizou maricultores e instituições envolvidas na questão da maricultura.

Santa Catarina produz cerca de 90% das ostras e mexilhões cultivados no Brasil. Mesmo sendo o maior polo nacional no cultivo desses moluscos, porém, faltam ainda alguns acertos, como a plena regularização de seus cultivos. Em 2005, o primeiro passo foi dado, com o início do processo de planejamento participativo e integrado, chamado “Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura - PLDM”, que demarcou as áreas passiveis de regularização. 

Palestras

Compondo a mesa na abertura do seminário, estará o prefeito Cesar Souza Junior, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, Horst Doering, o capitão de corveta da Capitania dos Portos, Ronaldo Luiz Vichiett, o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, o superintendente do IGEOF, Everson Mendes, o gerente do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da EPAGRI, Fabiano Muller Silva, e o produtor de moluscos do Ribeirão da Ilha David Freitas Carriconde. 

A primeira palestra do dia tem como tema a Indicação Geográfica – Metodologia de Implantação da IG junto a Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé, que será proferida por James Arruda Salomé do Sebrae. Em seguida, Felipe Matarazzo Suplicy, pesquisador do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da EPAGRI, irá proferir palestra sobre o histórico do processo de regularização da maricultura em Santa Catarina.

As Diretrizes para ocupação e uso das áreas aquícolas marinhas serão abordadas na palestra do pesquisador da EPAGRI André Tortato Neves, enquanto o representante da FATMA, David Vieira da Rosa Fernandes, falará sobre as condicionantes do Licenciamento Ambiental de Áreas Aquicolas Marinhas. 

O doutor em Aquicultura pela University of Tasmania (Australia), Felipe Matarazzo Suplicy, retorna para falar a respeito de Ações Estratégicas em Execução para Auxiliar o Processo de Ordenamento. Para finalizar a rodada de palestras, o superintendente de Santa Catarina do Ministério da Pesca e Aquicultura, Horst Doering, irá proferir a palestra Pendências para a Conclusão do Processo de Regularização. Em seguida, haverá abertura para perguntas e respostas aos palestrantes.

As inscrições são gratuitas e serão feitas no local, no centro de eventos Centrosul, no dia 8, a partir das 10 horas.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Dia 08 de outubro
11:00 - 11:30 – Abertura do evento

11:30 – 12:00 – Indicação Geográfica – Metodologia de implantação da IG junto a Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé.  
Palestrante: James Arruda Salomé / SEBRAE

12:00 – 14:00 – Almoço

14:00 – 14:50 – Histórico do processo de regularização da maricultura em Santa Catarina 
Palestrante: Felipe M. Suplicy, CEDAP/Epagri

14:50 – 15:30 – Diretrizes para ocupação e uso das áreas aquícolas marinhas 
Palestrante: André T. Novaes CEDAP/Epagri

15:30 - 15:50 – Intervalo

15:50 – 16:20 - Condicionantes do licenciamento ambiental de áreas aquícolas marinhas 
Palestrante: David Vieira da Rosa Fernandes, FATMA

16:20 - 16:50 - Ações estratégicas em execução para auxiliar o processo de ordenamento 
Palestrante: Felipe M. Suplicy, CEDAP/Epagri

16:50 – 17:10 –  Pendências para a conclusão do processo de regularização 
Palestrante: Representante do MPA

17:10 – 18:00 - Painel de perguntas: Ocupação ordenada das áreas aquícolas marinhas


galeria de imagens