IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

07/05/2015 - Comunicação
Maricultores viajam à França na quinta-feira
O intercâmbio é uma parceria entre a Prefeitura e a escola Liceu do Mar e do Litoral, da França

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Maricultores que irão à França: Ruy, Nei e Klaus.

Os três maricultores que venceram o sorteio para o intercâmbio técnicos sobre cultivo de moluscos na França receberam nesta quinta-feira (7) as passagens de avião das mãos do prefeito Cesar Souza Junior, com a presença do superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, e do vereador Celso Sandrini, este também um maricultor. Os sorteados Ruy Ávila Wolf, Klaus Nelson Ferreira, do Sul da Ilha, e Nei Leonardo Nolli, do Norte da Ilha, viajam na próxima quinta-feira (14).

A iniciativa prevê a execução de uma série de projetos de natureza científica e de formação técnica ligados ao desenvolvimento sustentável, à aquicultura, à maricultura e à pesca. E, assim como maricultores de Florianópolis vão capacitar-se na principal região maricultora francesa, estudantes franceses também virão à cidade, aprender novas técnicas e formas de trabalho.

O prefeito destacou que este é um grande incentivo a um dos mais importantes setores econômicos da cidade. “A maricultura da Ilha é destaque aqui e no mundo. Além da troca de experiências, os maricultores poderão aprender novas técnicas de cultivo e comercialização que serão oferecidas, nos ajudando a aprimorar nossa economia”, disse.

Os profissionais foram preparados também com cerca de 20 horas de aulas de Francês com a professora Jeanine Périé Abes, do Centro de Língua, Cultura e Cooperação.

O intercâmbio foi viabilizado através de convênio assinado no dia do aniversário de Florianópolis entre a Prefeitura, através do IGEOF, e o Liceu do Mar e do Litoral, de Bourcefranc-de-Chapus, na França. Estes são os três primeiros maricultores sorteados, dos 12 que ainda irão participar do projeto até o final de 2016.


galeria de imagens