IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

20/07/2015 - Oportunidade
Programa encaminha jovens ao 1º emprego
Bom Começo, do IGEOF em parceria com CIEE, já formou 80 jovens

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Monique e Elison passaram pelo programa e hoje trabalham na TAM

Elison Espíndola, 18 anos, nunca poderia imaginar que uma visita ao Mercado Público de Florianópolis poderia fazer tanta diferença na sua vida. À procura do primeiro emprego, ele resolveu se inscrever no Balcão de Oportunidades Municipal (BOM), do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), e 60 dias depois começou a trabalhar na TAM.

Assim como ele, Monique da Silva Mariano, 19, também resolveu se inscrever no BOM. Em pouco tempo, também estava empregada. Hoje, os dois são jovens aprendizes da TAM, e trabalham em frente ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

De acordo com o superintendente do IGEOF, Everson Mendes, o procedimento é bem simples: “É só ir a nosso posto de atendimento - por enquanto, no Mercado Público - e realizar a inscrição. Nossa equipe entrará em contato para agendar o início do curso de capacitação e encaminhá-lo para a o mercado de trabalho”, informa.

Como participar

O interessado não precisa estar estudando para fazer o cadastro, basta participar do curso, de aproximadamente 30 dias, e ter vontade de entrar no mercado.


“O curso é bem simples, ajuda a tirar o medo e a timidez inicial de quem nunca trabalhou antes”, conta Monique, que participou do processo.

Na TAM, Monique e Elison trabalham 4 horas diárias, ela na função administrativa e ele na logística. “Para quem não tinha experiência como eu, foi bem rápido”, afirma Elison.

Desde fevereiro, quando foi lançado, o programa Bom Começo já formou e encaminhou para o mercado de trabalho 80 jovens. Interessados em participar podem ligar para os telefones (48) 3216-1400 e (48) 3251-6164.

Saiba mais sobre o BOM

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do IGEOF, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e empresas privadas, o Balcão de Oportunidades Municipal (BOM) é uma ponte entre o trabalhador e a empresa.

A equipe técnica do IGEOF seleciona os currículos compatíveis com a vaga oferecida e encaminha para as empresas, que fazem seu processo interno de seleção e contratação.

O Balcão de Oportunidades Municipal funciona de segunda a sexta feira, das 9 às 18 horas, no Box 46 do Mercado Público de Florianópolis. Em breve, porém, será transferido para a rua Deodoro, 209, Centro. Os cadastros, tanto de empresas quanto de trabalhadores, são feitos gratuitamente.


galeria de imagens