IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

08/03/2015 - Oportunidade
Emoção marca curso Pronatec Mulheres Mil

foto/divulgação: Anna Carolina Vieira

Emoção marca encerramento das aulas do Pronatec Mulheres Mil

Sete mulheres, quatro meses de curso,160 horas de dedicação e inúmeras histórias para contar. Edilsa, Ligia, Maria Cristina, Maria de Fátima, Mareusa, Neusita e Simone, alunas da segunda turma do curso de agente de alimentação escolar pelo Pronatec Mulheres Mil/IFSC Continente, não disfarçaram a emoção em seu último dia de aula.


Na ocasião, a diretora do IGEOF, Maria de Fátima Neves parabenizou a turma e as aconselhou a não perderem as oportunidades que lhes foram dadas, algo que todas  as alunas levam ao pé da letra.


“Para mim, não foi só a parte da culinária. Eu fiquei muito tempo sem estudar. Então, voltei para a salta de aula, foi maravilhoso. Eu me senti gente”, disse Edilsa Carmo dos Santos. Aos 51 anos, Edilsa conta ter superado uma forte depressão por causa do curso.  “Entrei aqui uma pessoa super deprimida e fazer esse curso me deu um up, me despertou sonhos que eu nem achava que tinha mais”, confessa.


A emoção não ficou só por conta das alunas, os professores e funcionários do IFSC também se sensibilizaram com cada uma delas ao longo dos quatro meses de aula. “A gente se comoveu com as histórias delas. Ninguém esperava que elas fossem se abrir assim e com isso, acabamos criando um vínculo”, afirma Elizabeth Costa, Coordenadora de Registros Acadêmicos do IFSC/Continente.


Trabalhando há anos como assistente financeira, Ligia Clarice Silva viu nas panelas a chance de mudar de vida. No mesmo dia que terminou o curso, foi contratada por uma empresa de buffet empresarial. “Ontem trabalhei das 7 da manhã às 22 horas. Foi puxado, mas estou gostando muito. Eles esperaram eu terminar o curso para me contratar.”, conta.


Engana-se quem pensa que os sonhos destas sete mulheres terminam aí. Todas, sem exceção, independentemente da idade, já pensam no futuro, querem se aperfeiçoar, querem estudar mais. “Ah, agora que esse aqui terminou, vou é estudar mais e fazer o curso de guia de turismo aqui”, conta Edilsa.

Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. São cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas.

Esse programa atende um público específico de mulheres e utiliza uma Metodologia específica que privilegia temas como elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da Mulher, inclusão digital, cooperativismo, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.