IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

24/07/2015 - Oportunidade
DNA do Sushi: Negativo para fraudes, positivo para o consumidor
Não foi detectada fraude nos pescados usados nos restaurantes de comida japonesa de Florianópolis

foto/divulgação: Anna Carolina Vieira

Anna Carolina Vieira

A operação DNA DO SUSHI, que faz parte do projeto DNA DO PESCADO que tem como objetivo fiscalizar, orientar e dar segurança na qualidade dos pescados ofertados aos consumidores da Capital, através da identificação de Pescado por teste de DNA, recebeu este mês (07) o resultado final da primeira etapa da operação realizada em  maio (2015).


Nesta primeira etapa do DNA DO SUSHI, o Instituto de  Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), em parceria com a Secretaria de Defesa do Consumidor, Procon Municipal de Florianópolis e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recolheram 21 amostras de peixes utilizados como ingredientes de sushis e sashimis, em 6 estabelecimentos da região central de Florianópolis (Miyoshi, Taisho, Chinaki, Kanpai, Palácio da China e Japex).

 

Após as denúncias recebidas de possível fraude das espécies e análise de DNA recolhida, constatou-se que não houve adulteração em nenhuma das amostras, de salmão, atum, olhete, dourado e peixe prego, conferindo com o tipo de pescado descrito utilizado no comércio.

 

O Diretor Geral do IGEOF e Coordenador do projeto, Tiago Frigo, destacou a significativa diminuição da incidência de fraudes no comércio de pescados em Florianópolis após o início da operação DNA DO PESCADO. "Já detectamos através de análise de DNA, a venda do panga e do alabote como linguado, verificamos também a venda de cherne-poveiro como garoupa, polaca do alasca como congrio rosa e bacalhau que não era bacalhau. A melhora na qualidade do pescado ofertado ao consumidor é visível. Por exemplo, na questão específica do bacalhau, verificamos que um ano após o início do programa, a incidência de fraude em Florianópolis, caiu de 40% das amostras para apenas 6%. Nosso objetivo é diminuir ao máximo a incidência de fraudes em pescado, e os resultados da primeira etapa do DNA DO SUSHI corroboraram com nossos objetivos." diz Frigo. "Florianópolis é a primeira e única cidade do Brasil a contar com um programa de verificação de fraudes em Pescado através de análise de DNA", completa.

 

O Secretário de Defesa do Consumidor Tiago Silva afirma que a missão do Procon é manter o cumprimento do CDC- Código de Defesa do Consumidor, que a parceria  de trabalho com outras secretarias mostra o entrosamento, afinidade e objetiva  sempre o bem da população.