IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

14/12/2015 - Oportunidade
Economia Solidária ganha espaço no Mercado Público
Empório da Economia Solidária será inaugurado nesta terça-feira (15)

foto/divulgação: IGEOF

II Feira da Economia Solidária aconteceu em novembro

A Prefeitura de Florianópolis inaugura o Empório da Economia Solidária nesta terça feira (15), quando é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária.O espaço fica no Box 46 da ala norte do Mercado Público.


No box serão oferecidos variados produtos com base no sistema de economia solidária, uma alternativa inovadora na geração de trabalho e de inclusão social, na forma de uma corrente que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

 

Os empreendimentos solidários demonstram de forma concreta a possibilidade de sustentabilidade de uma organização autogestionária, que produz com qualidade e responsabilidade sócio-ambiental e comercializa a preço justo.

 

O dia 15 de dezembro foi escolhido como Dia Nacional da Economia Solidária como forma de homenagear o ambientalista acreano Chico Mendes, nascido na data e é reconhecido internacionalmente como um ativista político, tendo lutado pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas.