IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

15/12/2015 - Oportunidade
Economia Solidária ganha espaço no Mercado
Empório abrigará produtos sustentáveis

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira

“Economia Solidária não se faz com uma mão só”. Esta frase, parte da ciranda cantada pelo artista Luiz Carlos Mesquita, durante o encerramento da solenidade de  inauguração do Empório da Economia Solidária no Mercado Público, resume toda filosofia desse movimento que vem crescendo em todo o mundo. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (15).


A Prefeitura de Florianópolis, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Secretaria Nacional da Economia Solidária e Fórum Regional de Florianópolis uniram forças para concretizar um sonho antigo de cerca de 200 pessoas beneficiadas diretamente, que é ter um espaço próprio da economia solidária.

 

 “Lá em Blumenau ainda não existe nada parecido. Tem feiras, sim, mas não há um lugar fixo específico para a economia solidária”, contou a blumenauense Carol Darugna, que agora tem um ponto para a venda dos seus cookies.


Para expor e vender seus produtos no Empório da Economia Solidária, os interessados primeiro precisam fazer parte do Fórum Regional da Economia Solidária. “Há um estatuto a ser respeitado. A pessoa que quer participar tem que fazer a produção, precisa seguir os preceitos da economia solidária, de sustentabilidade, reutilização, entre outros critérios que são avaliados”, completou Darugna.

 

O superintendente da Regional do Trabalho de Santa Catarina, Vanio dos Santos, destacou a característica principal desse movimento. “Esse trabalho é coletivo, não terá a gestão de uma pessoa só. Não é a Prefeitura nem o Ministério do Trabalho que irão administrar esse espaço, a proposta é de autogestão”, concluiu.

 

Na ocasião foi assinado um termo de cooperação técnica e um termo de cessão de bem público pelo Superintendente do IGEOF, Claudinei Marques e o prefeito Cesar Souza Junior, que tem certeza do sucesso dos empreendimentos expostos no empório. “Vejam o exemplo das rendeiras, que estavam paradas e que voltaram a produzir com a abertura do Empório da Renda aqui no Mercado. Certamente vai acontecer a mesma coisa com a economia solidária”, afirmou.

 

Ele reiterou a intenção de dar continuidade ao projeto. “Vamos fazer deste o primeiro de muitos, que certamente iremos construir juntos”, finalizou.