IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

05/08/2016 - Oportunidade
Com o Instituto Nexxera, é Aprender a Fazer
A formatura reuniu 181 alunos de nove turmas, a maioria de artesãos

foto/divulgação: André Vanzin

Objetivo é formar pessoas em situação de vulnerabilidade social

No Dia 25 de julho de 2016 as 18:30 aconteceu no Centro de Inovação ACATE, a Formatura do Programa Aprender a Fazer, promovido pelo Instituto Nexxera. Nesta ocasião, formaram-se alunos dos cursos de Informática Profissionalizante (2 turmas), Vendas Profissionalizante (1 turma), Vendas Profissionalizante | Módulo Artesanato (6 turmas). Foram 9 turmas e 181 formandos, sendo os artesãos grande parte deste público, numa realização do Instituto Nexxera, em parceria com o IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis), IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) - Câmpus Florianópolis, ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) e ABAV-SC (Associação das Agências de Viagens de Santa Catarina).

 

O Aprender a Fazer é um programa desenvolvido pelo Instituto Nexxera voltado para a formação e qualificação profissional e já atendeu aproximadamente 900 pessoas desde o seu lançamento. O principal objetivo do Programa é promover a formação e qualificação profissional à pessoas em situação de vulnerabilidade social ou com necessidade de aperfeiçoamento profissional no intuito de inserir, recolocar e manter as pessoas no mercado de trabalho, contribuindo para a transformação social, a igualdade de oportunidades e a qualidade de vida.

 

No ano de 2015, o Instituto Nexxera recebeu uma importante demanda do IGEOF, o objetivo principal era fomentar ainda mais o artesanato em nosso município com a abertura de novas feiras e o aumento no número de artesãos envolvidos. Além disso, foi identificada em visitas nas feiras uma necessidade em qualificar os artesãos em vendas e atendimento ao cliente para potencializar a geração de renda, incrementar a qualidade do atendimento ao público e garantir a continuidade dos seus negócios. Assim, em 2016 se estabeleceu a parceria entre IGEOF e Instituto Nexxera, que assumiu a capacitação dos artesãos com o curso de Vendas Profissionalizante – Módulo Artesanato.