IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

04/08/2016 - Oportunidade
PMF tem proposta para a Maricota na Paulo Fontes
Permanência da feira no local depende de alteração na legislação urbana

foto/divulgação: IGEOF

Pela proposta, barracas vão ocupar apenas um dos lados

Diante do descontentamento dos artesãos com a mudança de endereço da Feira da Maricota, e após reunião na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Florianópolis propôs autorizar temporariamente que a feira volte à avenida Paulo Fontes, desde que sejam cumpridas algumas condições.

 

Essa autorização, que passa a valer a partir do próximo sábado (6), desde que a proposta seja aceita, tem vigência prevista de no máximo 90 dias e pode ser substituída, antes, por alterações na legislação urbana – que os vereadores se comprometeram a estudar – que em princípio proíbe qualquer tipo de evento naquele local.

 

Entre as condições que viabilizariam sua volta ao canteiro da Paulo Fontes, está a mudança de horário: a Maricota passaria a funcionar a partir das 13 horas, com autorização para início da montagem a partir das 12 horas. Também deve respeitar a montagem das barracas num corredor único, liberando a faixa de área verde e uma faixa de circulação mínima de dois metros, incluindo o espaço com o piso podotátil.

 

Ficaria liberada também a montagem de unidades na direção Norte do canteiro, sentido pontes, desde que respeitado o espaço livre entre o Mercado Público e o Terminal de Integração do Centro (TICEN), uma área a ser demarcada pela Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP).

 

Ainda no que diz respeito à SESP, todos os artesãos terão de buscar sua regularização cadastral junto à Secretaria municipal e ao programa nacional de artesanato. Por ser uma feira de artesanato, somente os artesãos terão autorização para integrar a Maricota.