IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

09/10/2019 - Oportunidade
Pessoas em situação de rua vão receber curso preparatório gratuito para concurso público

foto/divulgação: Divulgação

Pessoas em situação de rua vão receber curso preparatório gratuito para concurso público

 

O atendimento oferecido pela Prefeitura de Florianópolis às pessoas em situação de rua na Capital vai além da oferta de alimento e abrigo. Quem deseja mudar de vida também recebe um suporte na hora de estudar. Esse é o caso de mais de 40 pessoas em situação de rua que farão o concurso público municipal deste ano. Esses candidatos poderão participar, gratuitamente, de um curso preparatório para o exame, que será conduzido pela empresa Via Educacional. Serão ao todo, 25 dias letivos. A modalidade é presencial e à distância, onde os candidatos terão acesso ao ambiente virtual e material didático em pdf. A iniciativa é da administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof).


O curso inicia na próxima segunda-feira, 14, é vai até dia 15 de novembro, com uma carga horária total de 100 horas. A distribuição da carga horária seguiu os critérios de peso dado às questões conforme o edital do concurso, sendo peso dois nas questões de Língua Portuguesa e Noções de Segurança do Trabalho. Serão ministrados: língua portuguesa, aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais, noções de segurança do trabalho, matemática básica, noções básicas de informática. 


“A Prefeitura de Florianópolis trabalha também na reintegração dessas pessoas no mercado de trabalho e esta é uma das oportunidades. Esse concurso representa um novo dia na história deles,” comenta a secretária de Assistência Social de Florianópolis Maria Cláudia Goulart da Silva.
A capacitação ocorrerá na sede da Via Educacional, na Rua Vidal Ramos, 110, que por ser na região central da cidade, facilitará o acesso dos participantes, que durante todos os dias de preparação, receberão lanches. Além do curso preparatório para a prova, as pessoas em situação de rua que farão o concurso também obtiveram isenção na taxa de inscrição. Eles concorrerão as vagas de auxiliar operacional, educador social, fiscal de transporte público e coveiro, com salários que variam entre R$ 1.189,09 e R$ 1.321,34. A oportunidade é resultado de uma soma de esforços da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social e Igeof.


“O curso preparatório gratuito visa permitir um melhor desempenho de candidatos que, pelas mais variadas intempéries da vida, não teriam hoje a condição de se preparar de maneira adequada a um concurso que pode, de fato, mudar sua condição de vida atual,” conclui o Superintendente do Igeof, Yan Santos.

Serviço
O quê: Curso preparatório gratuito do concurso público municipal para pessoas em situação de rua;

Quando: De segunda, 14, até 15 de novembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Onde: Rua Vidal Ramos, 110, Centro.