Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

10/09/2018 - Infraestrutura
Prefeitura entrega primeiro quartel dos Bombeiros do Sul da Ilha

foto/divulgação: PMF

Bombeiros do Sul da Ilha

A comunidade do Sul da Ilha conta, pela primeira vez, com um quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e com uma unidade de SAMU a sua disposição. O prédio da corporação construído pela Prefeitura de Florianópolis na Fazenda do Rio Tavares foi entregue e inaugurado nesta segunda e, até quarta-feira (12), entrará em operação com atendimento à população 24 horas por dia. O quartel fica às margens da SC-405, sendo a primeira construção à direita após a UPA do Rio Tavares, sentido Centro-Campeche.


“Pode parecer estranho dizer isso, mas tomara que toda essa estrutura seja minimamente utilizada. Agora, se preciso for, o quartel e seu efetivo estarão em local estratégico para prestar atendimento com maior rapidez para a comunidade da região. Até hoje, por exemplo, as equipes deslocavam da Trindade para atender o Sul da Ilha”, reforça o Prefeito Gean Loureiro. 
Na nova unidade do CBMSC foram investidos R$ 961.125.98. Trata-se de edificação de dois andares de área total de 242,42 metros quadrados, levantada sobre terreno doado pela Prefeitura de área total de 1.889,55 metros quadrados. 


A construção seguiu os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, por abrigar uma unidade do SAMU. Conta com vestiários, alojamentos e sanitários masculino e feminino, além de sanitário de uso misto; área e tanques para esterilização de macas e outros equipamentos; almoxarifado; sistema de climatização e de iluminação com sensores de presença; instalação de água quente; garagem com dois portões automatizados tipo basculante com capacidade para dois veículos, sendo um de grande porte (caminhão), e muro de tijolos em volta do terreno. 


Ao entrar em operação, o quartel terá dois bombeiros e um caminhão, os quais atenderão, prioritariamente, o Sul da Ilha, a partir do Rio Tavares, em casos de incêndio, busca e salvamento e resgate. Já a unidade do SAMU vai dispor de dois profissionais de saúde e de uma ambulância.