Secretaria Municipal de Infraestrutura

home >

Apresentação Saneamento

No município de Florianópolis as atividades ligadas ao saneamento ambiental nos quesitos água e esgoto estão sob a responsabilidade operacional da Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina – CASAN que detém o contrato de concessão até 2027.

No quesito referente aos resíduos sólidos a responsabilidade recai sobre a Companhia de Melhoramentos da Capital - COMCAP. Cabe à Prefeitura Municipal de Florianópolis, através de seu corpo técnico, o planejamento e a coordenação conjunta dos projetos a serem executados no município.

A partir das definições da Lei do Saneamento de 2007, a Prefeitura da Capital instituiu o Conselho Municipal de Saneamento, o Fundo Municipal de Saneamento Básico e contratou o Plano Municipal de Saneamento Básico que abrange a água, esgotamento sanitário, lixo e drenagem urbana. Esta iniciativa está em execução e deverá ser concluída em 90 dias (arço de 2010). A partir da finalização do plano, a Prefeitura poderá firmar com a CASAN um contrato que conterá o cronograma de investimentos de todo o período da concessão. Ou seja, de todos os projetos que buscam a universalização do saneamento básico.