Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

home > sobre
gabinete


Rafael Hahne

Secretário Municipal - SMTI

Natural de Blumenau, escolheu Florianópolis para morar há mais de 30 anos, tendo sido agraciado com o título de Cidadão Honorário da cidade, em 2013. É Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Pós-graduação em Projetos de Estruturas (UFSC/2004) e MBA em Gestão de Projetos de Engenharia (IPOG/2016). E, embora tenha atuado como consultor empresarial na área da construção civil, sua trajetória profissional destaca-se na área pública, sendo Engenheiro Civil efetivo da Prefeitura Municipal da Capital desde 2002.

 

Foi Secretário Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental de Florianópolis entre 2013 e 2014. Em sua gestão destacaram-se as obras de requalificação urbana do Maciço do Morro da Cruz e das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e unidades habitacionais modulares da Defesa Civil; os projetos de urbanização em diversas comunidades de interesse social; o Plano Municipal de Redução de Riscos; as obras de contenções para redução de risco; a atualização do contrato de Programa de Saneamento, e a implementação do Programa Se liga na rede.

 

Na sequência, de 2014 a 2016, atuou como Secretário Municipal de Obras de Florianópolis, estando à frente da gestão dos programas e ações voltados a obras de infraestrutura e requalificação urbana da cidade. Desta época, podem ser enfatizados os projetos e captação de recursos para mobilidade com foco em transporte público; a pavimentação e drenagem de mais de 300 vias; a implantação e manutenção de praças públicas, áreas de lazer e iluminação pública; a restauração da Casa de Câmara e Cadeia – atual Museu de Florianópolis, e a requalificação do Mercado Público.

 

Ainda na vida pública, foi representante da Capital na Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina, em 2014, e no CODERF, órgão técnico de apoio à Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis durante a elaboração do PLAMUS (2015-2016), entre outras funções. E, desde março de 2023, é o Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis.