Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

06/02/2020 - Saneamento
Prefeitura realiza ação para desobstrução de ligações de esgoto nos Ingleses

foto/divulgação: Marta Alice Siminhuk

ação para desobstrução de ligações de esgoto nos Ingleses

A Prefeitura de Florianópolis por meio da Superintendência de Saneamento e Habitação está atuando na Rua Maria Conceição no bairro ingleses desde quarta-feira, 05, para desobstrução de ligações de redes pluviais. Para essa desobstrução é usada uma máquina que suga toda água de esgoto ou de redes pluviais. 

As equipes estão efetuando também análises para detectar tubulações que precisem de possíveis manutenções, se há canos quebrados ou danificados em alguma rede. Toda ação foi pensada após a força-tarefa Trato pelo Rio Capivari (da Casan em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e Echoa Engenharia) atuar no local após denuncias. 

Os moradores que possuíam ligações irregulares já foram notificados, porém, a desobstrução é importante para que não haja extravasamento de fossa e contribua para problemas que causam enormes danos a população e ao meio ambiente. As multas caso os proprietários não regularizem suas ligações podem chegar a até 50 mil reais. 

O combate às ligações clandestinas é um trabalho rotineiro que acontece de forma conjunta com outros órgãos em defesa ao meio ambiente. Para suspeitas de ligações de esgotos irregulares as denuncias podem ser feitas por meio do link: http://portalrastreabilidade.pmf.sc.gov.br/ptlPMF/abrirCadastroProcesso.do?assunto=5090. As ligações irregulares nas redes de esgoto ou a não ligação, podem causar além do mau cheiro, infestações de insetos e animais peçonhentos.