Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

10/06/2020 - Infraestrutura
Prefeitura de Florianópolis inicia pavimentação do Canto do Moreira
Estrada de acesso à trilha que vai para a Costa da Lagoa será asfaltada para a próxima temporada

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Obra no Canto do Moreira

 

 

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou esta semana a obra de pavimentação asfáltica da Estrada Bento Manoel Ferreira, no trecho de 1,94 quilômetro que fica na localidade do Canto do Moreira, no Ratones, no Norte da Ilha. A obra executada pela Operação Asfaltaço era aguardada há muito tempo pela comunidade local, já que os moradores precisavam conviver com o desconforto da poeira e a via necessitava de manutenções frequentes, o que é típico de estrada de chão batido. As obras também vão favorecer o turismo na região, uma vez que o Canto do Moreira dá acesso a uma trilha que vai para a Costa da Lagoa.

 

Além da pavimentação, que exige a devida terraplanagem, a estrada receberá serviços de drenagem. Ao final dos trabalhos, toda a extensão da Estrada Bento Manoel Ferreira contará com asfalto, que hoje existe apenas no trecho inicial de 540 metros. O pavimento neste trecho também será recuperado.

 

“As pavimentações asfálticas, além de dar uma melhor qualidade de vida aos usuários e moradores, ajudam na mobilidade urbana da cidade e levam desenvolvimento para todas as regiões beneficiadas pelas obras”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

 

 

Mais obras na região

 

A Estrada Cristovão Machado Campos e a Rua do Lamim, duas outras importantes vias públicas municipais que também passaram por obras de pavimentação asfáltica e drenagem há muito tempo esperadas no Norte e no Leste da Ilha, estão tendo os serviços finalizados. Elas foram transformadas em rotas alternativas estruturadas, de modo a melhorar significativamente a mobilidade das regiões, inclusive, reduzindo deslocamentos.

 

A Estrada Cristovão Machado de Campos, que liga a Vargem Grande ao Rio Vermelho, está recebendo acabamentos nas calhas de drenagem e os chamados “passa fauna”, que são estruturas de proteção para passagens aéreas de macacos e tubulações para fauna terrestre, a fim de atravessarem a via com segurança e assim preservar o meio ambiente. 

 

Os benefícios das obras serão sentidos, sobretudo, pela população dos Ingleses. Afinal, na alta temporada, residentes e turistas do Rio Vermelho e da Barra da Lagoa, para terem acesso de qualidade ao Norte da Ilha e ao Centro da cidade, optavam por passar pelo bairro, a fim de alcançar a Rodovia Armando Calil Bulos (SC-403), valendo o contrário na volta para casa. E isso intensificava o tráfego de veículos nos Ingleses.

 

Optar, agora, pela Estrada, como acesso à SC-403, diminuirá  esse percurso em pelo menos cinco quilômetros. E, além de maior segurança, os motoristas vão ter o conforto de não precisar mais enfrentar a antiga poeira, o que também vai beneficiar a comunidade da Vargem Grande.

 

 

A Cristovão Machado ainda foi contemplada com ciclorrota.

 

Rua do Lamim

 

Na Rua do Lamim, paralela ao Caminho do Rei, entre Jurerê Tradicional e Canasvieiras, também estão sendo feitos acabamentos nas calhas de drenagem e alguns passeios (calçadas). A via tornou-se rota alternativa estruturada que ajudará a desafogar o trânsito no Norte da Ilha. Toda esta via de 2,4 quilômetros, agora, dispõe de pavimentação asfáltica. Antes das obras, apenas 800 metros tinha esta qualidade. Além disso, houve melhorias do sistema de drenagem.