Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

14/02/2020 - Infraestrutura
Início das obras na Avenida Ivo Silveira
Revitalização era bastante aguardada pela população local. Obras anteriores foram paralisadas no ano de 2016

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Já estão sendo executados os meio fios e demolidas as calçadas

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta sexta-feira (14) as obras de revitalização da Avenida Governador Ivo Silveira, importante via pública municipal do Continente, em Capoeiras. Além disso, continuam os serviços iniciados no final do mês passado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, adjacente à Ivo Silveira. Além delas, o contrato assinado com a empreiteira MJRE Construtora Ltda. abrange a Rua Dom Pedro I, no mesmo bairro. Mais uma obra da Operação Asfaltaço.

 

Os serviços na Ivo Silveira começaram pela execução de meio fios e demolição de passeios (calçadas) para construção de novos. Já na Juscelino Kubitschek vem sendo recuperados o sistema de drenagem e, também, o meio fio e a calçada. 

 

"Estamos iniciando uma obra bastante aguardada pela população local, que receberá a devida atenção. Na Avenida Governador Ivo Silveira será executado projeto atualizado de obra paralisada em outubro de 2016", ressalta o prefeito Gean Loureiro.

 

Nela e nas duas ruas adjacentes serão feitas recuperações do pavimento asfáltico, do sistema de drenagem, dos meio fios e passeios; implantações de ciclovias e sinalização viária. Além disso, a Ivo Silveira será submetida a adequações geométricas para melhoramento do tráfego, de modo que raios de curvas, larguras de pistas e canteiros passarão por ajustes.

 

O pacote de obras que integra a Operação Asfaltaço representa um investimento de R$ 12.121.459,36 e tem prazo de oito meses para ser concluído. Os serviços haviam iniciado pela Avenida Juscelino Kubitschek, que  será beneficiada num trecho de aproximadamente 600 metros, por ser de menor trânsito de veículos. 

 

“Será uma rota alternativa de trânsito para quem quiser vir de São José em direção à Ilha, melhorando a mobilidade urbana da região”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

 

 
Rota cicloviária entre as duas Beira-Mar
 
Após a conclusão das obras, uma rota cicloviária vai interligar a Beira-Mar Continental da Capital à Beira-Mar de São José, de modo que ciclistas poderão percorrer 4,4 quilômetros de um ponto ao outro, ininterruptamente. 
 
É que a Avenida Governador Ivo Silveira, de 3,2 quilômetros de extensão, terá ciclovia no sentido bairro-Centro, e ela terá interligação com a mesma estrutura cicloviária já existente na Beira-Mar de São José por outra ciclovia que será feita num trecho de cerca de 180 metros da Rua Dom Pedro I.
 
E, além da ciclovia da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, será implantada ciclofaixa na Rua Santos Saraiva, no Estreito, no trecho de 930 metros entre a sua confluência com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Beira-Mar Continental da Capital.


galeria de imagens