Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

14/02/2019 - Infraestrutura
Prefeitura constrói novo enroncamento de pedras na Praia de Furnas

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Praia de Furnas fica próxima do Rio Araújo na divisa com São José

A Prefeitura de Florianópolis concluiu as obras do novo enroncamento de pedras mar adentro na praia de Furnas, próxima ao Rio Araújo, na divisa com o município de São José. A estrutura de cerca de 240 metros de extensão e seis metros de largura vai beneficiar os usuários dos 10 ranchos de pesca existentes no local, uma vez que o enroncamento visa proteger os barcos da movimentação marítima, quando da ocorrência de ventos fortes. Além de evitar assoreamento junto aos ranchos, facilitando a entrada e saída das embarcações.
As obras, que realocaram e ampliaram o enroncamento que já havia na prainha, contou com doação de pedras por empresa privada. Já o investimento necessário e a execução dos serviços foram da própria Prefeitura de Florianópolis, que utilizou-se apenas de maquinários alugados. Durante os trabalhos, foram retirados da região seis caminhões de entulhos. 
Esta era uma demanda da comunidade pesqueira desde a época do aterro feito na área, que aconteceu em paralelo às obras de construção da Avenida Beira-Mar de São José. Decorreu de uma condicionante de licenciamento ambiental determinada pelo Ministério Público do Estado.


galeria de imagens