Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

14/10/2019 - Saneamento
Floripa Se Liga na Rede dobra capacidade técnica para diálogo, conscientização e fiscalização

foto/divulgação: Divulgação PMF

Floripa Se Liga na Rede dobra capacidade técnica para diálogo, conscientização e fiscalização

A Prefeitura de Florianópolis vai dobrar sua capacidade técnica para diálogo, conscientização e fiscalização voltados a coibir ligações irregulares de esgoto à rede pluvial através do Programa Floripa Se liga na Rede. Na última quarta-feira (09) foi dada a ordem de serviço para a segunda fase dos serviços que passarão a ser realizados por oito equipes (fora a de apoio) e 27 colaboradores, divididos em duas centrais de trabalho.

 

No início de novembro eles vão iniciar as ações junto aos proprietários de imóveis localizados na Beira-Mar Norte, no Centro, inclusive em tenda a ser montada como ponto fixo de abordagem, bem como dar continuidade às que vinham sendo feitas em Ponta das Canas e região. O cronograma seguinte priorizará as localidades ainda não atendidas pela iniciativa.

 

Na Beira-Mar Norte, as equipes levarão aos cidadãos informação e apoio para elaboração de projetos e execução de obras de regularização de imóveis que não estejam devidamente ligados à rede coletora de esgoto.

 

Mas, para que esta segunda etapa do Floripa Se Liga na Rede fosse possível, ocorreu uma nova licitação para contratação de empresa responsável por executá-lo, tendo vencido a mesma da primeira etapa, a Echoa Engenharia, no valor de R$ 1.321.013,59, para atuar pelo prazo de um ano. O treinamento do pessoal envolvido, formado por técnicos e estagiários de engenharia, já começou.

 

Primeira fase

 

No período de 04 de setembro de 2018 a 08 de julho deste ano, durante a primeira fase do Floripa Se Liga na Rede após a sua remodelação, quatro bairros foram abordados: Bom Abrigo e Abraão, no Continente, e Canasvieiras e Ponta das Canas, no Norte da Ilha.

 

Nestes oito meses foram realizadas, ao todo, 1.221 inspeções de edificações, e obtidas 275 regularizações:

 

Bom Abrigo: 173 edificações inspecionadas (83 regulares e 90 irregulares). Sendo que, dos 83 regulares, 54 foram pelo Programa;

 

Abraão: 418 edificações inspecionadas (185 regulares e 233 irregulares). Sendo que, dos 185 regulares, 85 foram pelo Programa;

 

Canasvieiras: 436 edificações inspecionadas (123 regulares e 313 irregulares). Sendo que, dos 123 regulares, 83 foram pelo Programa;

 

Ponta das Canas: 194 edificações inspecionadas (81 regulares e 113 irregulares). Sendo que, dos 81 regulares, 53 foram pelo Programa.