Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

24/10/2019 - Obras
Obras do sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz seguem em ritmo acelerado

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Obras do sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz seguem em ritmo acelerado

Após finalizar a drenagem das ruas da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, a Prefeitura de Florianópolis vai iniciar nesta semana, a pavimentação asfáltica na marginal da Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte) no trecho entre a Rua Arno Hoeschl até o entroncamento com a Rua Felipe Schmidt, e também na Rua Jornalista Assis Chateaubriand. A intervenção faz parte das obras do sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz, iniciadas a partir da segunda quinzena de setembro. 


No momento, calçadas antigas estão sendo readequadas de acordo com o padrão de acessibilidade da ABNT NBR, e as estruturas que vão receber a iluminação pública estão sendo implantadas. A Rua Almirante Lamego e Arno Hoeschl estão em fase avançada de pavimentação em trechos específicos, conforme o projeto. Na sequência serão realizados serviços de nivelamento dos bueiros, pinturas e sinalização.


As obras seguem em ritmo acelerado e a expectativa da administração municipal é de que sejam concluídas em três meses contados a partir da data de início. O prazo oficial para conclusão da obra é até dia 31 de dezembro. O objetivo das intervenções é proporcionar melhorias em todo sistema viário de acesso ao principal cartão postal da cidade, no lado da Ilha e na cabeceira da região continental. 


Conheça o projeto
Cabeceira insular
Na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, será feito um boulevard, com a elevação da pista com pavimento em blocos intertravados, ou paver, no nível do passeio; reformulado o desenho da Praça José Mauro da Costa Ortiga, na confluência da Rua Felipe Schmidt com a Rua Jornalista Assis Chateaubriand, configurando uma rótula, e ampliado o sistema cicloviário (composto por ciclovias e ciclofaixas). O boulevard com pista elevada englobará toda a Alameda Adolfo Konder e parte da Rua Jornalista Assis Chateaubriand. Tudo isso, para propiciar mais conforto e segurança para ciclistas, pedestres e ônibus que trafeguem tanto em direção ao Terminal Integrado do Centro (Ticen) quanto à Beira-Mar Norte.


Para facilitar o deslocamento dos ônibus entre a Ponte Hercílio Luz e o Ticen, aliás, será feita ainda melhoria no raio de acesso entre a Rua Francisco Tolentino e a Rua Pedro Ivo, viabilizando o giro do transporte coletivo para a entrada no terminal. Já o trajeto dos ônibus provenientes da ponte com destino à Beira-Mar Norte se dará pela Rua Jornalista Assis Chateaubriand seguida da Rua Felipe Schmidt.


Quanto ao sistema cicloviário, as novidades ficam por conta da implantação de ciclovia ao longo de toda a Alameda Adolfo Konder, e Rua Jornalista Assis Chateaubriand no trecho da Rua Felipe Schmidt para a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, bem como na própria Beira-Mar Norte, passando por dentro dos bolsões de estacionamento, até a Rua Arno Hoeschl. Lembrando que a Rua Almirante Lamego já tem ciclofaixa.


Continente


Na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz será criado uma interseção entre a saída da ponte, a Rua Quatorze de Julho, a Avenida Ivo Silveira e a Rua Fúlvio Aducci, de modo a organizar o fluxo de ônibus e outros veículos no entorno da entrada e saída da ligação com a Ilha.  Também será feito um boulevard com pista elevada na alça que liga a Ponte Hercílio Luz com a Avenida Ivo Silveira, passando pelo viaduto sobre a Rua Fúlvio Aducci, que passará por reforço e ampliação de sua estrutura. Dentro da área do boulevard, antes do entroncamento com a Rua General Eurico Gaspar Dutra, está previsto dois locais para parada de ônibu:, um destinado aos veículos urbanos, e o outro, para os de turismo. As obras começam a partir da primeira semana de novembro, iniciando com drenagem. Também será feita a demolição para readequação das calçadas, colocação de meio-fio e execução de pavimentação com paver.