Assessoria de Políticas Públicas para a Infância e Juventude

11/08/2020 - Juventude
Semana da Juventude 2020 tem proposta de mobilização digital
O evento teve início no dia 5 de agosto e segue até dia 12

foto/divulgação: Divulgação

Objetivos da Semana.

 

A Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Florianópolis está realizando, desde o dia 5 de agosto, a Semana da Juventude, apresentando uma proposta de mobilização digital por meio de diversas ações com o tema “Conexões que mobilizam e transformam”.
 
A realização da Semana da Juventude tem como objetivo a constituição de uma política pública de forma participativa. O período foi escolhido em função da celebração de sete anos do Estatuto da Juventude, instituído em 5 de agosto de 2013 pela Lei Federal  nº 12.852, e do Dia Nacional da Juventude, dia 12 de agosto, data que encerra a semana de mobilização.
  
A articulação das ações está sendo realizada via internet e com alguns encontros presenciais com os principais mobilizadores, respeitando as medidas do protocolo dos organismos de saúde pública de combate à Covid-19. A organização está sendo feita por redes sociais, onde as pessoas que pretendem se voluntariar como agente de mobilização, podem manifestar interesse de participarem, para atuação em conjunto dentro da rede da Coordenadoria.
 
O coordenador da Juventude da Prefeitura de Florianópolis, Jorge João de Sousa, lembra que, não há idade limite para fazer parte das ações. 
“Juventude é um estado de espírito, por isso, todos e todas estão convidados a fazerem parte de um Núcleo de Mobilização ou do cocriarem algum com o tema, área de atuação e interesse, localização geográfica na cidade e outros".
 
 
Ações prioritárias da Semana
 
1. Lançamento do programa Mobiliza e Inova Jovem;
 
2. Preparação do edital de convocação do Fórum do Conselho Municipal de Juventude;
 
3. Elaboração da publicação GUIA das JUVENTUDES de Florianópolis;
 
4. Formação da Rede de Mobilização de Juventude com o cadastro e criação.
 
 
Os participantes estão sendo organizados pelos seguintes segmentos:
 
1. Jovens de 15 a 29 anos que estão amparados pela Política Pública de Juventude nas diferentes esferas do executivo (Estatuto da Juventude);
 
2. Jovens ‘veteranos’ com vontade de apoiar a causa da Juventude.
 
 
“Os agentes de mobilização podem fazer parte de um ou mais núcleos e a ideia é gerar muitas parcerias, ou seja, uma onda de cooperação fortíssima nessa pandemia, com as conexões dentro da Rede de Mobilização, incubada pela Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Florianópolis”, ressalta Jorge João.
 
Quem quiser fazer parte da construção do movimento, pode entrar em contato com a Coordenadoria pelo telefone (48) 98409-1615 ou pela rede social Instagram, no perfil @jorgejoaofloripa.

 


galeria de imagens